Bloco PrincipalParaiba

Vacina contra Dengue: Distribuição na Paraíba ainda sem data confirmada

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou,  nesta quinta-feira (08), que a vacina contra a dengue ainda não tem previsão de ser aplicada em todos os municípios da Paraíba. Segundo informações da SES, o Ministério da Saúde também não detalhou a quantidade de doses que serão encaminhadas ao estado.

No mês de janeiro, o Governo Federal anunciou que 14 municípios paraibanos serão contemplados com o imunizante. Estes municípios, localizados na região do Litoral e Zona da Mata, foram selecionados de acordo com critérios específicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Os critérios considerados incluem o porte populacional, com mais de 100 mil habitantes, a alta transmissão da arbovirose registrada nos anos de 2023 e 2024, além da predominância do sorotipo DENV-2. A faixa etária prioritária para vacinação será de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, uma vez que esta faixa etária apresenta maior incidência de hospitalizações por dengue.

O esquema de vacinação será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A primeira remessa da vacina, com aproximadamente 757 mil doses, chegou ao Brasil em 20 de janeiro. Outra remessa, contendo mais de 568 mil doses, está prevista para entrega no mês de fevereiro.

Adicionalmente, o Ministério da Saúde adquiriu o total disponível pelo fabricante para o ano de 2024, totalizando 5,2 milhões de doses.

Segue a lista dos municípios da Paraíba que devem receber as vacinas, de acordo com o Ministério da Saúde:

João Pessoa
Santa Rita
Cabedelo
Bayeux
Conde
Caaporã
Sapé
Alhandra
Pitimbu
Cruz do Espírito Santo
Lucena
Mari
Riachão do Poço
Sobrado

 

PB Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri