Bloco PrincipalEconomia

Ministério vai lançar programa para aumentar produção de petróleo

O Ministério de Minas e Energia anunciou, nesta 6ª feira (24.mar.2023), que vai lançar o programa “Potencializa E&P” para aumentar a produção nacional de petróleo e gás natural. A medida será apresentada pelo ministro Alexandre Silveira na próxima reunião do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética), sem data definida.

Segundo a pasta, o programa tem o objetivo transformar o Brasil no 4º maior produtor de petróleo do mundo. Em 2021, o país ocupava a 8ª posição, segundo dados da agência americana EIA (Energy Information Administration).

Em nota, o ministério afirmou que programa “pretende trabalhar os pontos críticos para desenvolvimento da exploração de áreas de fronteira”, como a Margem Equatorial, ainda com baixa atividade exploratória. Também deve “promover o desenvolvimento regional” e “fomentar os produtores de petróleo e gás independentes”.

A pasta afirma que as áreas ainda não contratadas no pré-sal apresentam maior risco ao investimento e menor potencial para novas descobertas de grandes volumes de petróleo e gás. Segundo o ministério, seria importante desenvolver novas fronteiras exploratórias, como a Margem Equatorial –região que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte.

Ainda pouco conhecida, a porção brasileira da margem movimenta expectativas no mercado por conta da proximidade com as bacias da Guiana e do Suriname, onde a ExxonMobil acumula mais de 25 descobertas.

A Petrobras aguarda a emissão de uma licença ambiental para perfurar o 1º poço na região, mas o estudo de impacto ambiental apresentado pela petroleira tem sido um entrave. Os dados de simulação do comportamento da correnteza e de como o óleo vai se dispersar em caso de vazamento estão defasados.

Desde o final de janeiro de 2023, a estatal está com um navio sonda posicionado para perfuração do poço, mas ainda aguarda a licença.

Não tem sentido a Guiana e o Suriname estarem atraindo investimentos e riqueza, com quase uma centena de poços perfurados, já tendo sido descoberto mais de 13 bilhões barris de petróleo, enquanto estamos parados na indefinição trazida pela inércia do último governo“, declarou Silveira.

PODER360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri