Bloco Principal 4

Incursões russas em território da Otan ‘aproximam o mundo de uma guerra maior’, alerta especialista

O serviço de proteção estatal da Polônia neutralizou um drone que sobrevoava o país nesta terça-feira (16). Segundo Donald Tusk, primeiro-ministro do país, a aeronave operava perto de instalações do governo, incluindo a residência oficial do presidente.

Enquanto isso, o Reino Unido convocou o embaixador russo para prestar declarações em meio às tensões. Segundo um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, o país apoia os aliados na condenação das incursões no espaço aéreo da Otan, e qualquer nova ação será respondida com força.

Já a embaixada russa em Londres afirmou que Moscou não tinha planos de atingir nenhuma instalação em território polonês. Para o professor Vitelio Brustolin, no entanto, a ação se tratava de um teste da reação da Otan.

“A gente está vendo algo inédito. Nunca tinha acontecido, de um país da Otan ter que derrubar drones ou ativos russos sobre seu território. E é algo muito grave e perigoso porque aproxima o mundo de uma guerra muito maior”, diz.

 

PORTALCORREIO

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo