Sobe para 5 número de desaparecidos após deslizamento no Amazonas; uma pessoa morreu
A Prefeitura de Beruri, no interior do Amazonas, afirmou, no início da noite deste domingo (1°), que são 5 os desaparecidos na tragédia que assolou a comunidade do Arumã. Uma criança morreu e o corpo já foi resgatado pelos Bombeiros.
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), enviou uma equipe com homens do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Instituto Médico Legal (IML), além de servidores da Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Fundação de Vigilância Saúde (FVS), para prestar assistência.
Os trabalhos estão sendo coordenados pela Defesa Civil do Amazonas e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), que enviou mergulhadores e especialistas habilitados para resgate em áreas colapsadas.
As ações de resgate ocorrerão noite adentro, podendo se estender pela madrugada caso haja segurança para as equipes. O governador Wilson Lima prestou solidariedade às vítimas.
“Minha solidariedade e orações às famílias atingidas. Determinei total apoio nas buscas e assistência às vítimas do desbarrancamento. Nossas equipes estão em campo para fazer o que for preciso.”
A Prefeitura de Beruri decretou luto oficial de 3 dias. Em nota o governo municipal lamentou a tragédia ocorrida na comunidade Arumã.
“Expressamos nossas sinceras condolências às famílias enlutadas. Neste momento de imensa dor, é importante que todos nós nos unamos como uma comunidade, oferecendo nosso apoio e amparo às famílias das vítimas e aos sobreviventes. Todos os recursos necessários para oferecer todo o suporte necessário, seja psicológico, material ou estrutural, buscando amenizar as consequências deste triste episódio.”
Conforme Defesa Civil do estado, o que ocorreu na comunidade Aramã é resultado do processo conhecido popularmente como “terras caídas” – o deslizamento de barrancos que ficam às margens dos rios que correm na região Amazônica. É um processo dinâmico e complexo que envolvem vários fatores hidrodinâmicos, hidrostáticos, climáticos, neotectônicos, litológicos e antropológicos, ocorrendo em conjunto ou separados e que resultam na erosão do solo.
CNN Brasil