Bloco Principal

Lula decide ir à coroação de Charles 3º, em maio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu ir à coroação de Charles 3º como rei da Inglaterra. A cerimônia será realizada em 6 de maio, na Abadia de Westminster, em Londres, e deve contar com a presença de mais de 2.000 convidados. O Ministério das Relações Exteriores prepara a viagem, ainda sem data de início e de retorno.

Charles 3º sucedeu a rainha Elizabeth 2ª após sua morte, em setembro de 2022. Os atos da coroação devem durar três dias. Além do tradicional desfile, a cerimônia vai contar com um show noturno e uma grande refeição nacional, entre outras iniciativas.

Durante a viagem, Lula deverá se encontrar de forma bilateral com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak. Não há, até o momento, data definida para a reunião. O político substituiu Liz Truss no fim do ano passado, quando ela renunciou após ter ficado apenas 45 dias no cargo.

Funeral da rainha

Em setembro do ano passado, a rainha Elizabeth 2ª morreu aos 96 anos em seu castelo em Balmoral, na Escócia, onde passava férias. Ela ocupou o trono por mais de 70 anos e foi a monarca mais longeva da história do Reino Unido.

Um dos últimos compromisso oficiais de Elizabeth 2ª ocorreu dois dias antes de sua morte, quando nomeou a ex-primeira-ministra Liz Truss. Ela chegou a posar para foto com a então mandatária. Em 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, a monarca mandou uma mensagem aos brasileiros.

O ex-presidente Jair Bolsonaro participou do funeral da rainha. Ele estava acompanhado da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e do pastor Silas Malafaia. Após ter passado pelo caixão da rainha, o presidente prestou condolências à família real e ao povo do Reino Unido.
R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri