Bloco Principal 4Brasil

Dengue em crianças: saiba quais são os sintomas, os sinais de alerta e como deve ser o tratamento

Em meio à alta de casos de dengue no Brasil, é preciso ficar atento aos principais sintomas. Apesar de todas as faixas estarem igualmente suscetíveis à doença e apresentarem basicamente a mesma evolução clínica, as crianças entre 10 e 14 anos estão entre o público com maior número de internações.

Renato Kfouri, infectologista e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), explica que, em zonas de alta transmissibilidade, muitas pessoas acabam contraindo a doença pela segunda vez ainda na adolescência.

Ele pontua que o maior risco da doença está associado à segunda infecção, que tende a se desenvolver de forma mais grave.

“Por isso a recomendação em zonas de alta transmissão, como o Brasil está fazendo, é vacinar os adolescentes. Eles já fizeram a infecção precoce e na adolescência estão na segunda contração da doença”, comenta.

O Ministério da Saúde definiu a faixa de 10 a 14 anos como prioritária para ser imunizada com a vacina da dengue, que vai começar a ser aplicada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em fevereiro.

Quadro semelhante

 

O infectologista explica que os sintomas da doença se manifestam de maneira muito semelhante em crianças e adultos. O quadro de dengue é característico quando a pessoa tiver febre alta (39ºC a 40ºC) e de início repentino, acompanhada de ao menos um dos seguintes sintomas:

  • Dor de cabeça intensa
  • Dor atrás dos olhos
  • Dores musculares e articulares
  • Náusea e vômito
  • Manchas vermelhas no corpo

 

Kfouri ainda afirma que os extremos das idades, como crianças e idosos, têm mais fragilidades e podem estar mais suscetíveis a complicações da doença.

❗Depois do período febril, é preciso ficar atento aos sinais de alarme, que podem indicar uma piora no quadro da doença:

  • Dor abdominal intensa e contínua
  • Vômitos persistentes
  • Acúmulo de líquidos em cavidades corporais
  • Sangramento de mucosa
  • Hemorragias

 

Nem sempre a pessoa que contrair a infecção vai apresentar algum sintoma. A dengue também acontece de forma assintomática ou com quadros leves.

⚠️ O Ministério da Saúde recomenda que se procure um serviço de saúde para tratamento adequado ao apresentar qualquer possível sintoma da doença.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri