Bloco Principal 2BrasilMundo

Senado dos EUA aprova Daniel Perez para embaixador no Brasil

O Senado dos Estados Unidos aprovou, nesta sexta-feira (7), a indicação de Daniel Perez para representar o país como novo embaixador no Brasil. Nomeado pelo presidente Donald Trump, Perez teve seu nome confirmado em uma votação acirrada na Casa, com placar de 51 votos a favor e 47 contra.

Apesar do aval do Legislativo americano, o diplomata ainda precisa do aceite oficial (agrément) do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para poder assumir o cargo em Brasília.

A aprovação ocorre em um momento de escalada na tensão entre Washington e Brasília. Na terça-feira(5), o governo americano cancelou o visto da embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Ribeiro Viotti.

A medida contra a diplomata brasileira foi adotada em resposta ao que a gestão Trump classificou como uma demora injustificada do governo Lula em conceder a aprovação diplomática formal a Daniel Perez.

Segundo representantes do governo norte-americano, o visto de Maria Luiza Viotti será restabelecido imediatamente assim que o Brasil formalizar a autorização para que o indicado de Washington assuma a embaixada.

SBT News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo