Bloco Destaque 1Bloco Principal 1

Pulmão de ferro: como é ‘ventilador de aço’ que ajudou homem por 70 anos

Paul Alexander, norte-americano que sobrevivia com a ajuda de um pulmão de ferro há mais de 70 anos, morreu após contrair covid-19.

O que é um pulmão de ferro?

O pulmão de ferro é uma câmara hermética de metal de cerca de dois metros de comprimento. A peça funciona como uma espécie de ventilador gigante, auxiliando na respiração de pacientes que tiveram poliomielite.

Outra paciente, Jane Albright, usando pulmão de ferro devido às sequelas da poliomielite
Outra paciente, Jane Albright, usando pulmão de ferro devido às sequelas da poliomieliteImagem: Shelly Yang/Kansas City Star/Tribune News Service via Getty Images

O equipamento bombeia o ar para dentro e para fora, fazendo com que a pessoa respire por meio de um método de respiração artificial chamado “ventilação externa com pressão negativa”.

Os pacientes ficam deitados dentro de equipamento, apenas com a cabeça apoiada do lado de fora. Uma vedação ao redor do pescoço do paciente cria um vácuo enquanto o dispositivo faz o trabalho de um diafragma humano —criando pressão para que os pulmões da pessoa se encham de ar e depois esvaziem.

A maioria dos pacientes só usou o pulmão de ferro durante algumas algumas semanas ou meses, a depender da gravidade da paralisia.

No caso de Paul, nos últimos anos, ele não conseguia ficar por mais de cinco minutos fora do aparelho, segundo uma publicação do The Guardian, de 2020. Quando ele era jovem, conseguia sair por algumas horas.

O dispositivo foi inventado em 1928 por Philip Drinker, engenheiro, e Louis Shaw, fisiologista. Ambos eram pesquisadores da Universidade Harvard, nos EUA. A vacina para a poliomielite só foi aprovada e administrada a crianças nos EUA em 1955.

1938: Um paciente em respiração artificial com um pulmão de ferro
1938: Um paciente em respiração artificial com um pulmão de ferroImagem: Getty Images

UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri