Professores da Rede Municipal de João Pessoa participam de formação continuada para a pré-escola
Cerca de 350 professores da pré-escola da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa participaram, na tarde desta segunda-feira (25), de mais uma etapa do processo de formação continuada promovida pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Um dos momentos da capacitação, realizada no Espaço Gospel, no bairro do Bancários, foi com a professora doutora Marinês Andrea Kunz, que ministrou a formação ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI/PB)’.
A secretária de Educação, América Castro, ressaltou que a formação continuada realizada o ano inteiro para os professores conta com parceiros. “A gente foi buscar parceiros, como a Universidade Federal, Governo Federal, Governo do Estado, para que a gente traga uma formação de fato para os nossos servidores. A gente vê, inclusive, os nossos professores felizes, porque é isso que eles querem, se identificam com a academia, é um olhar externo dentro da rede. É por isso que a gente tem avançado na aprendizagem, na busca de equipamentos qualificados, tanto pedagogicamente quanto como o lado lúdico das crianças”, destacou.
Luciana Dias, secretária executiva de Educação, evidenciou a renovação nos conhecimentos dos profissionais da área. “Estar na sala de aula sempre precisa de renovação, discussão com outros colegas, aprendizagem, e essa é a ideia que tem sempre valorizado essa questão de formação, de respeito ao professor. Estamos finalizando a última formação desse ano com os professores da pré-escola e é um momento de festa. É um prazer ver essa riqueza, essa valorização, a dignidade do professor podendo mostrar realmente o seu trabalho e isso tudo resulta em que? Resulta numa qualidade, numa aprendizagem ao estudante desde os mais pequenininhos”, afirmou.
Programação – A tarde também contou com muitas outras atividades. Entre elas, uma apresentação cultural das crianças da Escola Municipal Quilombola Professora Antônia do Socorro Silva Machado, que funciona em Paratibe. Os alunos recitaram um poema escrito por eles, resultado do projeto Festival de Arte da Primeira Infância. Eles apresentaram, ainda, uma ciranda construída pelo grupo, juntamente com a equipe pedagógica da escola.
Em seguida, houve um relato de experiência de práticas exitosas realizadas no Cmei Ubirajara Pinto Rodrigues, do Bairro dos Ipês, momento em que foi apresentado o projeto Livro Imaginário, realizado com as crianças. Depois, a apresentação de Zezinho Contação e, para finalizar, a professora doutora Marinês Andrea Kunz.
“Nesse encontro, estamos dialogando sobre a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da linguagem, desde os bebês até a pré-escola. A gente sempre organiza esses momentos formativos não só como um momento de diálogo, mas um momento de deleite para eles, trazemos experiências para valorizar esse profissional, experiências da própria rede, para eles perceberem que é possível fazer”, enfatizou a diretora do Departamento de Educação Infantil Municipal, professora doutora Maria Sonaly Machado de Lima.
Zezinho Contação, que participou da formação e da tarde festiva, elogiou o trabalho da Rede Municipal de Ensino. “É muito importante um momento como esse. Eu fui uma pessoa que tive as minhas dificuldades e fui aprendendo aos poucos, na prática mesmo, e eu acho que vendo o outro fazendo, dá uma chance de você dizer, eu também posso, eu posso buscar conhecimento, eu posso aprender”, falou.
Quem gostou muito da tarde foi a professora Vanusa Coelho da Silva, do Cmei Dom Carlos Coelho. “Esse é um momento de aprendizado, de conhecimento, para que nós possamos levar e compartilhar com nossos alunos. E isso reflete também na sala de aula, nos deixa mais entusiasmadas. Foi um ano muito proveitoso, porque nós participamos de outras formações que foram realizadas e agora chegou a nossa despedida de 2024”, concluiu.
-
Texto: Nice Almeida
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: Quel Valentim -
Secretarias