Lula já recebeu mais de 1,4 mil presentes desde janeiro; veja quais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já recebeu mais de 1,4 mil presentes desde que assumiu o cargo em janeiro. A lista inclui itens de diversos países, além de lembranças dadas por cidadãos comuns.
Segundo informações do jornal O Globo, a maior parte do volume veio justamente desse último grupo. Pessoas físicas enviaram 876 objetos que incluem suplemento alimentar, óleo essencial e pregador de roupas.
Lula ainda recebeu 228 brindes de empresas, que também concederam presentes curiosos. Uma mineradora baiana, por exemplo, enviou um parafuso ao presidente, enquanto uma firma argentina ofereceu um alfinete.
A lista também engloba 161 camisas de diferentes fontes, sendo a maior parte de times de futebol. Corintiano, o presidente possui em seu acervo uma lembrança do atacante paraguaio Romero. Na quinta-feira, 16, também recebeu uma edição de Duílio Monteiro Alves, presidente do clube, durante reunião para negociar a dívida do Corinthians com a Caixa.
Quanto aos presentes de outras nações, a China é a campeã, com 31 objetos. A lista inclui um quimono da Universidade Agrícola do Sul da China (SCAU), uma escultura dada pelo Novo Banco do Desenvolvimento e um vaso ornamental da fabricante Huawei. A maior parte foi recebida durante a visita presidencial à Ásia, em abril.
Além da China, outros 48 países entram na lista. A Angola, por exemplo, ofereceu 16 brindes, como esculturas e quadros. Dentre os itens do Japão, com a mesma quantidade, encontram-se um par de tênis, faca e um binóculo.