
A Paraíba registrou 54 acidentes envolvendo pipas na rede elétrica durante o primeiro semestre de 2026, segundo levantamento da Energisa. As ocorrências deixaram mais de 30 mil pessoas sem energia e acendem um alerta para os riscos da brincadeira quando realizada próximo à rede de distribuição.
De acordo com a concessionária, as pipas podem provocar curtos-circuitos, interrompendo o fornecimento de energia para bairros inteiros. Além dos transtornos, a prática também representa risco de choque elétrico para quem tenta retirar o brinquedo da fiação.
Segundo o gerente de operações da Energisa, Danillo Lelis, os danos podem ser ainda maiores quando a pipa atinge uma subestação de energia. Nesses casos, equipamentos de alto custo podem ser danificados, gerando prejuízos de milhões de reais e exigindo reposição demorada.
A distribuidora orienta que, caso uma pipa fique presa na rede elétrica, a população não tente retirá-la, pois o material pode estar energizado. A recomendação é acionar a empresa pelo telefone 0800 083 0196 para que a remoção seja feita com segurança.
A Energisa também alerta para os riscos de utilizar postes para prender bandeiras, enfeites ou outros objetos, já que essa prática pode provocar acidentes. A orientação é que as pipas sejam empinadas apenas em locais abertos e distantes da rede elétrica.
- Portal Paraíba.com.br
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+




