Bloco Principal 4Paraiba

Paraíba ocupa 7ª posição no ranking de estados que menos registram ”gatos” de energia, aponta Aneel

Paraíba, ocupa uma posição intermediária no ranking nacional de furtos de energia, está em 7º lugar entre os estados que menos registram a presença de ‘gatos’. Apesar disso, ainda enfrenta problemas.

Até maio de 2024, a Energisa Paraíba recuperou 16 GWh de energia, o que equivale ao consumo anual de 10 mil residências, um aumento significativo em comparação aos 12 GWh recuperados no mesmo período de 2023.

Em 2023, o Brasil registrou um aumento recorde nos casos de furto de energia elétrica, também conhecido como “gato”, com um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foram desviados 40,8 TWh (terawatts-hora), elevando o volume acumulado nos últimos 15 anos para mais de 500 TWh. Essa quantidade é superior à produção total da hidrelétrica de Belo Monte, a segunda maior do Brasil.

Miranildo Gomes, coordenador de combate a perdas da Energisa Paraíba, destaca que os furtos de energia afetam a qualidade do fornecimento, a arrecadação de impostos e oneram os consumidores regulares, pois os custos são divididos entre todos. A empresa tem intensificado o combate a fraudes com o uso de sistemas de inteligência e inspeções em campo, resultando em mais de 53 mil vistorias.

O furto ou fraude de energia é crime previsto em lei e já foram efetuadas 40 prisões em 2024. Quando uma fraude é identificada, são tomadas medidas legais e de segurança, incluindo a interrupção do fornecimento e a cobrança retroativa dos valores devidos. As denúncias de irregularidades podem ser feitas de forma anônima pelos canais de atendimento da Energisa.

Canais de Atendimento:

Gisa: gisa.energisa.com.br

Site: energisa.com.br

Aplicativo: Energisa On (disponível no Google Play ou App Store)

Call Center: 0800 083 0196

 

Portal T5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri