Bloco Principal 1Paraiba

Mais de 120 escolas da rede estadual da PB recebem investimentos em ar-condicionado

Para oferecer mais conforto térmico e melhores condições de aprendizado para os estudantes e de trabalho para os profissionais, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB), vem investindo na climatização de todos os ambientes das escolas da Rede Estadual das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs). Ao todo, 121 escolas estão em processo de instalação dos aparelhos de ar condicionado.

Em 70 dessas instituições, os equipamentos já foram instalados em todas as salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas dos professores, sala de reunião, diretoria, secretaria e todo o administrativo. E mais 20 escolas estarão totalmente climatizadas até este início de março, além das 31 que estão passando por reforma e preparação elétrica para receberem os equipamentos.

A Gerência de Administração (GAD) da SEE-PB, responsável pela parte de aquisição e instalação dos equipamentos, está realizando visitas às escolas que passaram por reformas e modernização para verificar os padrões de energia e locais onde serão colocados os aparelhos.

“Caso seja necessário, fazemos reparos nas instalações elétricas, bem como em algumas situações faz-se necessária também a instalação de transformadores, para que tudo fique adequado para a instalação dos aparelhos que a equipe faz logo em seguida. Estamos com as equipes trabalhando diariamente cumprindo todas as etapas do processo para colocar os ares condicionados nas escolas listadas”, detalhou a gerente da GAD, Vânia Villamarin.

A Escola Cidadã Integral (ECI) Deputado Carlos Pessoa Filho, do município de Aroeiras, foi climatizada em janeiro deste ano, antes do início do ano letivo. A unidade é uma das 11 escolas da 3ª GRE contempladas. De acordo com a gestora da ECI, Ana Maria Monteiro, além de melhorar o conforto térmico em sala de aula e nos laboratórios para os estudantes, professores e colaboradores, os ambientes estão mais aconchegantes melhorando a qualidade do ensino-aprendizagem.

“Com a climatização, o desempenho dos professores aumentou, considerando que suas aulas são menos interrompidas, transcorrem tranquilamente sem precisar recorrer a outros artifícios para driblar o calor enquanto lecionam. Foi observado que a sonolência e cansaço por parte dos alunos diminuiu significativamente, estão mais focados com o clima ameno. Com isso, a aprendizagem só tende a melhorar e, consequentemente, o cumprimento das metas de ensino”, pontuou a gestora.

Além das novas aquisições e instalações, a Gerência de Obras (Geobs) também vem fazendo um trabalho paralelo ao da GAD, realizando manutenções dos aparelhos que já estão em uso pelas escolas, para que estas unidades que já contam com os equipamentos também possam usufruir de forma plena do conforto térmico por estes oferecidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri