Bloco Principal 1

Conselho da UFPB se reúne amanhã e deve analisar ‘dossiê’ com acusações de perseguição do reitor Valdiney Gouveia

 

O Conselho Superior Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) se reúne, às 9h desta quarta-feira (22), para analisar o ‘dossiê’ elaborado com denúncias sobre as ações da gestão do reitor Valdiney Gouveia, classificada como “intervenção”. São acusações de repressão e perseguição a estudantes, professores sindicalizados, servidores e terceirizados.

O ‘dossiê’ foi elaborado pelo Comitê de Mobilização pela Autonomia e protocolado junto à SODS em agosto de 2021 para apreciação do colegiado superior.

Entre os apontamentos feitos no ‘dossiê’ estão questionamentos sobre o plano de segurança e como os profissionais lidam com as manifestações na universidade. Outros pontos incluem até a proibição de fixação de cartazes e faixas na entrada do Campus I, em João Pessoa, e censura a comentários no perfil da UFPB no Instagram.

Outra questão mencionada no ‘dossiê’ é a cobrança de aluguel e de valores retroativos dos prédios ocupados por entidades representativas e de defesa dos direitos humanos, algo que não acontecia.

Ainda no ‘dossiê’ é citada a chamada “precarização das condições de vida de estudantes e da comunidade que trabalha na UFPB”, com falhas no Restaurante Universitário, desconsideração da pandemia da Covid-19 na política de assistência estudantil, reforma das Residências Universitárias na pandemia.

O ‘dossiê’ ainda aponta contra o reitor Valdiney Gouveia “alinhamento ideológico com a extrema direita e desrespeito à liberdade, difrença e pluralismo” e acusa o gestor de apoiar discurso de ódio do ex-ministro da Educação, o pastor Milton Ribeiro, que criticou a “ideologia de gênero” em aula magna na UFPB, em João Pessoa.

Outra denúncia é de esvaziamento das atribuições e competências dos Conselhos Superiores, como o Consuni.

Confira na íntegra

 

 

 

CLICKPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri