Bloco Principal 4

Cinco supermercados são autuados por venderem carnes, pizzas, laticínios e bebidas fora da validade

 

Cinco supermercados de João Pessoa foram autuados pelo Procon Municipal nesta semana por venderem 28 quilos de carnes (suína, charque, frango e linguiça), pizzas, leites, iogurtes, queijos, frutas cristalizadas, cafés, refrigerantes e cervejas vencidos.

Fiscais também encontraram morangos in natura mofados e bandejas com carnes e queijos sem prazo de validade. Os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados.

“Todos os produtos que foram encontrados impróprios para o consumo foram apreendidos e destruídos, assim como foram autuados os estabelecimentos que foram flagrados comercializando esses artigos, que sofrerão todo o rigor das penalidades previstas em lei”, disse o secretário Rougger Guerra.

Além da data de validade dos produtos, a inspeção aos supermercados está verificando o cumprimento da legislação de uma forma geral, que protege o consumidor.

“Saliento que, no caso da data de validade, há a verificação não apenas dos alimentos, mas, ainda, de todos os tipos de produtos, a exemplo de artigos de higiene pessoal e de limpeza doméstica e de outros itens que podem prejudicar a saúde do consumidor”, comenta o secretário.

Os estabelecimentos autuados estão sujeitos às penalidades previstas na legislação, a exemplo da aplicação de multas e, dependendo da gravidade da situação, ter as atividades suspensas temporariamente. O prazo legal para a defesa é de 10 dias a partir da data do recebimento do auto de infração.

As fiscalizações fazem parte do calendário de ações do Procon-JP, mas consumidores também podem acionar a Secretaria caso verifiquem irregularidades no mercado.“É importante que as reclamações cheguem à Secretaria para que possamos fazer a fiscalização pontualmente. Isso em qualquer segmento do comércio ou dos serviços”, explicou Rougger Guerra.

 

PORTALCORREIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri