➡️ Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um encontro de ventos na região do Equador. É dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
“A ZCIT deve se aproximar um pouquinho mais do Pará, então a chuva vai aumentar, principalmente no norte do Pará e no Amapá, pegando inclusive as duas capitais”, destaca Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo.
No Centro-Oeste, um corredor de umidade vindo da Amazônia é o principal sistema que deve influenciar o clima da região. Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e norte do Mato Grosso do Sul deve ser tempo bastante instável no fim de semana.
Boa parte do centro-norte do país devem ter tempo instável no fim de semana. — Foto: Inmet
Apesar da previsão do corredor de umidade, Luengo comenta que não deve ser observada uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
➡️ A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se caracteriza por ser uma faixa extensa de nuvens, que normalmente se estende do Norte ao Sudeste do país. Esse sistema é responsável por trazer instabilidade, além de volumes consideráveis de chuva. São necessários ao menos quatro dias de instabilidade para o sistema se formar.
Luengo também destaca como o tempo deve ficar nas demais regiões do país:
- Nordeste – a região, que vinha sofrendo com as fortes chuvas na última semana, terá um alívio nos temporais. Luengo comenta que a região deve ter uma diminuição significativa nas chuvas nos próximos dias.
- Sudeste – a chuva deve se concentrar em Minas Gerais, especialmente no Triângulo Mineiro, e pode atingir também o norte de São Paulo e a divisa do estado com o Paraná.
- Sul – Rio Grande do Sul e Santa Catarina não devem registrar grandes volumes de chuva. No domingo, algumas regiões ao sul do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina podem ter algumas pancadas.
-
m de semana de tempo instável
Grande parte do centro-norte do país, que deve ser a faixa mais afetada pelas áreas de instabilidade, devem ter grandes volumes de chuva no fim de semana.
Segundo o Inmet, os estados mais afetados nos próximos dias devem ser:
- Maranhão
- Piauí
- leste do Pará
- Tocantins
- oeste da Bahia
- Mato Grosso
- Goiás
- Distrito Federal
- parte do Mato Grosso do Sul
- leste de Minas Gerais
- norte de São Paulo
🟠Nessas regiões, as chuvas podem atingir até 100 milímetros por dia, com ventos intensos, de até 100 km/h.
Apesar da chuva prevista para boa parte do país, no Sul o calor continua. Áreas a oeste do Rio Grande do Sul podem registrar temperaturas acima dos 40°C no fim de semana.
De acordo com os meteorologistas, há uma onda de calor que atinge a Argentina e o Paraguai e deve afetar essas regiões, que estão na fronteira.
Luengo explica que a tendência é que o calor diminua no domingo (19), mas as altas temperaturas devem se estender por todo o fim de semana.
Segundo o Inmet, a ausência de frentes frias vindas do norte da Argentina e do Uruguai faz com que uma bolha de ar muito quente se estabeleça na região.
Apesar das altas marcas previstas até o fim de semana, a onda de calor não deve avançar para o restante do país.
G1