Bloco Destaque 2Bloco Principal 2

Alimentação saudável deve começar já nos primeiros meses de vida; saiba como cuidar do seu bebê

Até os seis meses de vida, o bebê deve ter como alimento exclusivo o leite materno, conforme recomendam a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria. Passado esse período, chega a fase da introdução alimentar, onde as crianças podem experimentar novos sabores e texturas, diversificando o paladar e ganhando mais saúde.

A introdução dos novos alimentos deve ser feita de forma gradual e, principalmente, com alimentação saudável e equilibrada. Sendo assim, não há necessidade de adição de sal, açúcares, gorduras ou aditivos químicos. “Aos poucos, os alimentos passam a ser a principal fonte de nutrientes e o leite materno complementa tais necessidades. Deve-se ofertar ‘comida de verdade’, como frutas, legumes, raízes, tubérculos, cereais, feijões, carnes e ovos”, explicou a nutricionista Paula Bacalhau, da equipe de promoção da saúde da Unimed João Pessoa.

Ela ainda recomenda aos pais que não alimentem os bebês com massas para papinhas, conservas de legumes, frutas e leguminosas, molhos e temperos industrializados. Outro alerta importante, sobretudo nos primeiros dois anos de vida da criança, é evitar açúcares nas preparações, incluindo sucos, ou produtos como bolos, biscoitos, geleias e doces.

Paula Bacalhau ainda reforça que é na introdução alimentar que as crianças desenvolvem as habilidades de mastigação. Para tanto, algumas preparações podem ter alimentos amassados com o garfo, por exemplo, evitando processá-los no liquidificador. “A consistência das preparações deve ser de acordo com a habilidade de mastigação dos bebês”, orientou. “Bebês que mamaram no peito desenvolvem tal habilidade mais rapidamente devido aos movimentos que fazem para sugar o leite materno. Na dúvida, recomendo iniciar com consistência branda, sendo os alimentos amassados”, acrescentou Paula.

OFICINA GRATUITA

A introdução alimentar para os bebês será tema de uma oficina on-line gratuita exclusiva para os clientes, no dia 31 de julho. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Portal Unimed JP (www.unimedjp.com.br/viver-melhor/saude-e-bem-estar/mae-e-bebe).

No mesmo mês, serão oferecidas outras duas oficinas: “Ambivalência na gestação e puerpério”, no dia 17; e “Cuidados com o bebê”, no dia 24. Estas atividades fazem parte do Programa Mãe e Bebê, que é voltado para clientes grávidas, independentemente do período gestacional.

 

PARAÍBA.COM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri