
Pelo menos 98 pessoas morreram em acidentes ocorridos em rodovias federais durante o feriado de Corpus Christi, mostra balanço preliminar da Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgado nesta segunda-feira (8). A força-tarefa dedicada a ações de fiscalização de trânsito foi iniciada na última quarta (3) e se encerrou nesse domingo (7).
Dados da PRF apontam que acidentes em estradas federais deixaram 1.057 feridos. Ao todo, a corporação registrou 1.060 sinistros de trânsito e fiscalizou 210.472 pessoas e veículos nos cinco dias de reforço no policiamento, utilizando radares portáteis e mobilizando agentes para locais considerados críticos.
Veja dados da operação Corpus Christi:
- Veículos identificados em velocidade acima da permitida: 24.212;
- Motoristas autuados por ultrapassagens proibidas: 4.277;
- Motoristas autuados por não uso do cinto de segurança ou da cadeirinha para crianças: 3.283;
- Testes de alcoolemia realizados: 75.413;
- Motoristas autuados por embriaguez ao volante ou recusa ao teste: 879;
- 69 pessoas detidas “por índice de teor alcoólico no organismo considerado crime ou por apresentar sinais de embriaguez”.
Estados com mais sinistros de trânsito
- Minas Gerais: 135 sinistros, 10 mortes e 155 feridos;
- Santa Catarina: 130 sinistros, 6 mortes e 143 feridos;
- Paraná: 112 sinistros, 5 mortes e 113 feridos.
Em nota enviada ao SBT News, a PRF afirmou que o foco da operação Corpus Christi em 2026 foi “a fiscalização de veículos que fazem o transporte de passageiros e, por isso, os policiais fiscalizaram 1.389 ônibus”.
Segundo a corporação, 74 pessoas morreram de janeiro a abril em acidentes envolvendo ônibus, micro-ônibus e vans, totalizando 690 sinistros de trânsito. “O trabalho de fiscalização buscou identificar a documentação dos motoristas e dos veículos e as condições em que os passageiros eram transportados”, acrescentou.
A PRF reforçou que os dados da força-tarefa deste ano ainda são preliminares e podem sofrer alterações, “devido ao prazo para a consolidação das informações nos sistemas”.
SBT News




