Bloco Principal 4

‘Velozes e Furiosos 10’ entrega ‘mais do mesmo’, mas isso não é necessariamente uma coisa ruim

 

Alguns filmes recentes como Top Gun: MaverickBatman Pânico 6 provam que Hollywood consegue fazer boas continuações, remakes ou recomeços de franquias quando os estúdios apostam em ideias criativas e bem executadas. Já outras sagas despertam no público uma sensação de esgotamento, com o clássico questionamento: “Precisava de mais um filme?”.

A franquia Velozes e Furiosos chega ao décimo capítulo (décimo primeiro, se contarmos o derivado Hobbs & Shaw) nesta quinta-feira (18), e fica claro que Vin Diesel e sua trupe estão em uma linha tênue entre o primeiro e segundo exemplos dados acima. Os motores da família de Dominic Toretto ainda têm combustível para mais aventuras?

A dúvida surge porque Velozes e Furiosos 10 entrega um bom entretenimento e deve agradar aos fãs, mas, ao mesmo tempo, não traz grandes novidades para a série de filmes.

A verdade é que a história pouco importa aqui. As ligações com o passado, o fulano ser filho do ciclano, o bonzinho que virou malvado, o vilão que mudou por causa de uma missão em comum dos dois lados: todos os clichês do gênero aparecem e, apesar de não incomodarem tanto, deixam a impressão de que já vimos isso antes. E já mesmo, não é? Em toda a franquia, nos últimos 22 anos.

Apesar da falta de ousadia com relação ao roteiro, o ponto alto fica mais uma vez com as cenas de ação, que fazem mesmo o espectador ficar ansioso na cadeira do cinema. A perseguição em Roma, a batalha final contra o vilão e uma luta entre as personagens de Charlize Theron e Michelle Rodriguez são excelentes exemplos do que a saga é capaz de dar ao público.

O elenco, que conta com algumas das maiores estrelas de Hollywood, conquista com muita simpatia, carisma e mostrando estar em sintonia. O desfile de nomes de peso tem ainda Vin Diesel, Tyrese Gibson, Jason Statham, Ludacris, Jordana Brewster, Nathalie Emmanuel, Sung Kang, Helen Mirren, Scott Eastwood, Alan Ritchson, Daniela Melchiore, Jason Momoa e Brie Larson.

Momoa, famoso como o herói Aquaman, interpreta um vilão completamente maluco e se esbalda em cena. Cheio de trejeitos, o excêntrico personagem arranca algumas boas gargalhadas. De fato, todo o elenco parece estar se divertindo na telona, o que faz tudo ser ainda mais leve de acompanhar. Larson, que interpreta a heroína Capitã Marvel, e John Cena, também se destacam e entregam ótimos momentos.

‘Velozes 10’ volta a ‘pirar’ nas cenas de ação

DIVULGAÇÃO/UNIVERSAL PICTURES

Ao longo dos anos, a escala do que acontece com os personagens foi aumentando exponencialmente, deixando o nível de “absurdo” sempre maior. Eles já foram ao espaço, enfrentaram um tanque, correram de um submarino em cima de gelo, pararam um míssil com as mãos e por aí vai. Velozes 10 oferece mais cenas como essas, em que você chega a soltar um risinho com toda a insanidade presente, mas quando já tivemos um carro pulando de um arranha-céu e estacionando em outro, algumas situações parecem até muito normais para a franquia.

Os fãs brasileiros ganham um gostinho especial aqui, já os personagens retornam ao Rio de Janeiro, palco do quinto filme da franquia. Algumas falhas de pesquisa da produção ficam nítidas, como o sotaque de alguns personagens ou a escolha de músicas em espanhol para representar o país, mas é muito legal ver, por exemplo, a rápida participação da cantora Ludmilla, que dá início a uma corrida e ainda tem uma música feita especialmente para a trilha sonora da produção.

A franquia continua com um tom bastante cafona, apostando em mais frases de efeito épicas, uma trilha sonora que às vezes parece fora de hora e, é claro, os infindáveis discursos sobre… família. O filme obviamente termina em aberto, com gancho para mais continuações, e a cena pós-créditos promete arrepiar os fãs.

Velozes e Furiosos 10 pode até entregar “mais do mesmo”, mas cumpre exatamente aquilo que promete: ser uma diversão fácil que não precisa, e nem deve, ser levada a sério. E a equipe por trás da franquia mostra que conhece muito bem seu público, então quem já curtia os filmes anteriores vai adorar este. Agora, se você já não era muito fã, aperte os cintos para embarcar em uma corrida desenfreada digna de um pesadelo nas estradas.

R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri