Bloco Principal 3

Um cochilo pode te salvar de noites mal dormidas no fim de semana? Entenda

Boas noites de sono são o segredo para uma semana com energia. Mas, se você teve um fim de semana agitado e, com isso, dormiu pouco, esse não é o fim da sua semana. Os especialistas explicam que uma balada, show ou date que não te deixaram dormir não são um problema, desde que isso não seja regra.

😴 Dormir é essencial para a sua saúde física e mental. É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras, repõe as energias e regula o metabolismo. Por isso, é importante que ter um sono de qualidade seja rotina.

O que fazer quando se tem uma noite mal dormida?

 

Por muito tempo se ouviu falar que uma pessoa precisava dormir por pelo menos oito horas. Isso não é verdade, o tempo varia de pessoa para pessoa e até com a idade. Adolescentes, por exemplo, precisam dormir mais que um adulto. (Veja abaixo o tempo de sono recomendado por idade)

O que os especialistas explicam é que o sono reparador é aquele que faz você acordar disposto no dia seguinte, sem sonolência. Se você consegue ter isso a semana toda, mas neste fim de semana não conseguiu e a semana começou com sono extra, isso não é o fim da semana produtiva.

🚨 ATENÇÃO: Se isso se repete todos os fins de semana, isso não é considerado pontual e pode sim ser prejudicial à saúde.

🥱 Não há como recuperar o sono de noites mal dormidas, mas há como minimizar os impactos até que você possa ter uma noite bem dormida.

  • Imagine uma situação: você consome 1200 calorias por dia e passou um dia inteiro sem comer. No dia seguinte, comer 2400 calorias não é a solução para repor a comida não ingerida no dia anterior – o corpo, inclusive, não suportaria. O que você pode fazer é repor alguns nutrientes, com porções menores.

🥱 A mesma coisa acontece com o sono. Segundo John Fontenele, médico e neurocientista que pesquisa o sono, uma noite mal dormida não pode ser recuperada, mas um cochilo pode te salvar de uma noite mal dormida.

O sono de baixa qualidade pode ter consequências na saúde — Foto: Getty Images via BBC

O sono de baixa qualidade pode ter consequências na saúde — Foto: Getty Images via BBC

O especialista explica que o principal problema para quem não dormiu algumas noites são os efeitos: irritabilidade, cansaço ao longo do dia que atrapalha em atividades que exigem concentração e até problemas com a habilidade motora. O que pode ser minimizado com um longo cochilo à tarde.

Não dá para compensar, mas dá para minimizar os efeitos da privação do sono que ficam evidentes no dia a dia. O ideal é um cochilo de até uma hora, aquela pausa depois do almoço pode ser revigorante para quem não teve uma noite completa de sono.
— John Fontenele, médico e neurocientista que pesquisa o sono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri