Um ano após tapa no Oscar, Chris Rock faz piada e Will Smith perde credibilidade e projetos
O Oscar de 2022 vai ser sempre lembrado pelo tapa que Will Smith deu em Chris Rock durante a cerimônia. Um ano depois, saiba o que aconteceu com os protagonistas daquele momento icônico.
Na cerimônia da 94ª edição do Oscar, em 27 de março de 2022, Chris Rock foi chamado ao palco para anunciar quem havia levado a estatueta de Melhor Documentário. Durante a apresentação, o humorista fez piada sobre o cabelo de Jada Smith, mulher de Will Smith, e o ator não conseguiu se conter. Ele subiu ao palco e deu um tapa no comediante.
Aproximadamente 20 minutos depois do episódio inesperado da premiação, Smith ganhou o Oscar de Melhor Ator por King Richard: Criando Campeãs. Durante os agradecimentos ao prêmio, ele chorou, reconheceu que para a profissão, muitas vezes, ele é obrigado a superar ofensas e explicou que o amor pode levar as pessoas a fazer loucuras.
Tudo isso aconteceu ao vivo, durante a maior premiação de cinema do mundo. Depois do tapa, todas as homenagens e estatuetas entregues ficaram ofuscadas. O único assunto em voga era a bofetada que Chris Rock levou de Will Smith por fazer piada com o cabelo de Jada.
Todo ano ocorre uma festa pós-Oscar e em 2022 não poderia ser diferente. Em entrevista à revista Variety, o rapper Sean Diddy Combs revelou que, em evento após a premiação, o ator e o humorista haviam feito as pazes: “Já acabou. Posso confirmar isso. É tudo amor. Eles são irmãos”.
No dia seguinte ao da polêmica, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood não deixou o caso passar despercebido. A organização do evento decidiu apurar o episódio inesperado. “A Academia condena as ações do Sr. Smith na cerimônia da noite passada. Começamos oficialmente uma investigação formal do incidente e vamos analisar ações e consequências de acordo com nossas regras, códigos de conduta e as leis da Califórnia”, afirmou a instituição em comunicado oficial.
Will publicou um pedido de desculpa oficial no Instagram um dia após a polêmica. Na postagem, o ator explica por que reagiu daquela forma. “Meu comportamento no Oscar de ontem à noite foi inaceitável e imperdoável. Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada foi demais para mim e reagi emocionalmente.”
No dia 30 de março de 2022, a Academia emitiu um comunicado oficial em que informava que já havia aberto um procedimento disciplinar contra Will Smith e ainda explicou que, após o tapa, o ator foi convidado a se retirar da cerimônia, mas se recusou. Em entrevista a um programa matinal, em 2 de abril de 2022, o produtor Will Packer, um dos responsáveis pelo evento, explicou que não participou das decisões referentes a Will durante a cerimônia, mas foi informado de que ele seria removido à força do teatro.
Chris, entretanto, pediu que Smith não fosse expulso da cerimônia e decidiu não prestar queixa por agressão, apesar de a polícia já estar no local preparada para prender o ator caso o comediante quisesse.
Tendo o lugar na Academia em apuros e com possível impacto devastador na carreira, Will Smith decidiu renunciar à posição de membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, no dia 1º de abril. “Estou de coração partido. Quero jogar o foco de volta naqueles que merecem atenção por suas conquistas e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema”, explicou em comunicado oficial.
A Academia baniu o ator por dez anos da cerimônia do Oscar. Caso ele seja indicado a um prêmio ou ganhe, não poderá comparecer ao evento de forma presencial ou virtual. Segundo o jornal The Sun, Will teria se internado para tratar problemas psicológicos que o levaram a cometer a ação.
Segundo o site The Hollywood Reporter, Bad Boys 4 teve a continuação paralisada. Will teria recebido 40 páginas do roteiro do novo filme da franquia antes da cerimônia do Oscar e o longa estava sendo produzido pela Sony. Outra produção com o nome do ator como foco teve o mesmo fim trágico. Fast and Loose ficou em stand-by.
Mas a carreira do astro não chegou ao fim. Apesar de a repercussão do tapa ter tomado tamanha proporção, alguns analistas acreditam que a carreira do ator não está com os dias contados.
O site explicou que conversou com pessoas influentes da Academia e da indústria cinematográfica e elas disseram que a carreira do ator, de 53 anos, poderia continuar normalmente, sobretudo considerando longa a trajetória dele, mas que isso dependeria do que acontecesse dali para a frente.
Recentemente, um novo filme do ator foi aos cinemas. Para o sucesso de Emancipation: uma História de Liberdade, baseado em uma história real, Will pediu aos fãs: “Espero que o Antoine (Fuqua, diretor), que provavelmente fez o melhor trabalho de sua carreira, e toda a equipe do filme não sejam penalizados pelas minhas atitudes, até porque esta é uma história importante”.
Em março de 2023, passado quase um ano do tapa que levou de Will Smith, Chris Rock decidiu comentar o ocorrido. Em stand-up que gravou para plataforma de streaming, o humorista fez piada com a situação: “A coisa que as pessoas querem saber… Doeu? Ô se doeu!”.
Após a cerimônia do Oscar, no dia 30 de março de 2022, o humorista tinha show marcado e as vendas foram às alturas depois do tapa. Contudo, Chris resolveu não se pronunciar. Em todos os lugares em que era questionado, ele afirmava que não falaria do assunto, até o dia 2 de março de 2023.
Para se proteger de novos tapas, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas criou, pela primeira vez, uma equipe de crises para responder a qualquer contratempo ou contê-lo na cerimônia do Oscar 2023. “Esperamos estar preparados para qualquer coisa. Por causa do ano passado, abrimos nossa mente para as muitas coisas que podem acontecer no Oscar”, disse o presidente-executivo da Academia, Bill Kramer, à revista Time.
A organização do Oscar, porém, não divulgou muitos detalhes sobre como a equipe será composta ou como ela reagirá. Smith não estará presente, devido à proibição de dez anos, e a segurança do Teatro Dolby é reforçada, com o fechamento de vários quarteirões ao redor do edifício e do tapete vermelho.
A 95ª edição da maior premiação de cinema do mundo acontece neste domingo (12), no Teatro Dolby, em Los Angeles, às 21h, horário de Brasília. Às 20h15, o Cine R7 terá nas redes sociais e no R7 uma live especial em que mostra tudo sobre a entrega das estatuetas.
R7