Bloco Principal 1Paraiba

UFPB seleciona projetos de iniciação científica com mais de mil bolsas a alunos de graduação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou um edital para seleção de projetos de iniciação científica a serem realizados entre setembro de 2023 e agosto de 2024. A inscrição deve ser feita pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), entre 18 de maio e 07 de junho.

O edital disponibiliza cotas com concessão de bolsas para os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq e da UFPB (PIBIC, PIBIC-AF e PIBITI), e cotas sem bolsas para o Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica da UFPB (PIVIC/UFPB) e Programa Institucional de Voluntários de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIVITI/UFPB).

O total de bolsas concedidas será de 1.151. Desse total, 1.084 bolsas PIBIC, sendo 494 financiadas pelo CNPq e 590 pela UFPB; 07 bolsas PIBIC-AF/CNPq ; e 60 bolsas PIBITI, sendo 30 pagas pelo CNPq e 30 com investimento da universidade. O valor mensal das bolsas será de R$ 700.

Entenda o que significa cada programa

  • A modalidade PIBIC/CNPq/UFPB é destinada a graduandos da UFPB em geral, e visa à Iniciação Científica nas diversas áreas do conhecimento.
  • A modalidade PIBIC/AF/CNPq é destinada aos discentes que são atendidos pelas políticas de ações afirmativas.
  • A modalidade PIBITI/CNPq/UFPB tem por objetivo despertar nos alunos de graduação a busca pelos conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

 

Quem pode se inscrever

Podem inscrever projetos para concorrer às cotas com bolsas remuneradas os docentes com titulação de doutor que estejam em exercício de suas funções na UFPB, ou que estejam atuando como professores visitantes ou voluntários. Também pode inscrever projeto o proponente que esteja desenvolvendo seu Pós-doutorado na UFPB, dentro do PNPD, financiado por agência de fomento, e que esteja cadastrado no SIGPRPG.

Já para os programas PIVIC e PIVITI, para bolsistas voluntários, podem inscrever projetos docentes com a titulação mínima de mestre que esteja em exercício de suas funções na UFPB.

Como será a seleção

A participação no certame compreende duas etapas: inscrição de projetos de pesquisa e planos de trabalho e cadastro de dados para cálculo do Índice de Produtividade Intelectual, pelo pesquisador interessado. Cada proponente poderá cadastrar até dois projetos de pesquisa.

O índice de produtividade intelectual considera produções no período de 2018 a 2022, como artigos publicados em periódicos, trabalhos publicados em anais de eventos científicos, livros, propriedade intelectual, participação em atividades editoriais, orientações e participações em banca, entre outros.

Para concorrer à cota de bolsa de iniciação científica PIBIC, PIBITI ou PIBIC-AF, o proponente, por meio da funcionalidade “Solicitar Cota de Bolsa”, deve cadastrar no mínimo um plano de trabalho a cada projeto submetido, que será destinado especificamente ao discente de graduação que participará do Projeto. Cada proponente poderá inscrever até cinco planos de trabalho no âmbito do total de projetos submetidos.

Os pesquisadores da modalidade pós-doutorado (PNPD) que concorrerão ao Processo Seletivo de Iniciação Científica, vigência 2023-2024, deverão entrar em contato com o servidor técnico administrativo Rogério Barbosa, pelo e-mail rogerio@propesq.ufpb.br. Por esse contato, o proponente receberá todas as informações necessárias para se inscrever

Informações adicionais sobre o edital podem ser solicitadas pelo telefone: 3216-7570, ou ainda pelos e-mails cgpaic@propesq.ufpb.br e portal@propesq.ufpb.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri