Bloco Principal 4

Orgão ligado a ONU declara fome em Gaza pela primeira vez

A ONU declarou pela primeira vez que a fome atingiu Gaza desde o início do conflito. O IPC (Classificação Integrada da Segurança Alimentar) revelou que 640 mil palestinos enfrentam desnutrição extrema e que a fome alcançou níveis catastróficos na região. Este é o primeiro caso de fome declarado fora da África pelo IPC.

O relatório descreve miséria extrema e inanição generalizada na Cidade de Gaza e em bairros vizinhos. O IPC, apoiado pela ONU, utiliza indicadores globais para avaliar a segurança alimentar, e o cenário atual é alarmante. Desde 2004, o IPC havia declarado oficialmente a fome apenas em quatro ocasiões no continente africano, o que torna este anúncio especialmente grave.

O Ministério da Saúde, sob o controle do Hamasregistrou 133 mortes em 20 dias de agosto, devido à fome e à desnutrição. Entre as vítimas, 25 eram crianças.

A divulgação dos dados ocorre em um momento crítico, quando Israel intensifica sua ofensiva militar para tomar o controle total de GazaO governo israelense ameaçou destruir a região caso o Hamas não se desarme e libere os reféns.

Resumo da Notícia:

  • A ONU declarou a fome em Gaza pela primeira vez desde o início do conflito.

  • 640 mil palestinos enfrentam desnutrição extrema e fome catastrófica.

  • 133 mortes ocorreram em agosto, com 25 crianças entre as vítimas.

  • O Hamas controla o Ministério da Saúde e reporta altos índices de fome e inanição.

  • Israel intensifica a ofensiva militar e ameaça destruir Gaza se o Hamas não liberar reféns.

Portal Paraíba.com.br com BANDNEWS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo