Bloco PrincipalBrasil

Sisu 2024: MEC investiga vazamento indevido de resultados provisórios

Ministério da Educação (MEC) confirmou, nesta sexta-feira (2/2), que houve uma “divulgação indevida de resultados provisórios, ainda não homologados, durante 25 minutos” um dia antes da data inicial de anúncio das aprovações no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. A pasta também informou que esse vazamento de dados será investigado.

O cronograma inicial do MEC para o Sisu previa a divulgação dos resultados na quarta (31/1). Porém, a data precisou ser adiada devido a problemas técnicos na plataforma. À noite do mesmo dia, a pasta da Educação emitiu nota informando que havia identificado falhas no sistema e, por isso, “reiniciou os protocolos de homologação”.

No entanto, durante a manhã de terça (30/1), uma parcela dos candidatos conseguiu acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e consultar os resultados na chamada regular deste processo do MEC, que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior.

Segundo relatos, alguns deles verificaram o selo de “aprovado”. Contudo, no dia seguinte (1º/2), quando os resultados foram divulgados oficialmente, eles teriam “perdido” as vagas nas instituições de ensino após a plataforma apresentar problemas técnicos.

“O que houve foi uma divulgação indevida de resultados provisórios, ainda não homologados, durante 25 minutos da manhã do dia 31 de janeiro. A ocorrência está sendo rigorosamente apurada”, reforçou o ministério em nota.

Cronograma do Sisu

Ao todo, o programa ofertou 264.360 vagas, distribuídas entre 127 instituições de ensino superior. O critério para a seleção tem como base as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — nesse caso, a edição de 2023.

O período de matrícula em universidades, faculdades e institutos públicos começa nesta sexta (2/2) e termina na próxima quarta (7/2). Agora, os candidatos não selecionados podem manifestar interesse em participar da lista de espera entre quarta (31/1) e 7 de fevereiro.

  • Resultados: 31 de janeiro
  • Matrícula: de 2 a 7 de fevereiro
  • Lista de espera: manifestar interesse entre 31 de janeiro e 7 de fevereiro
  • Convocação da lista de espera: 16 de fevereiro

 

Metrópoles

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri