Bloco Principal 1

Serguei Lavrov, chanceler da Rússia, tem reunião nesta segunda no Itamaraty e deve se encontrar com Lula

 

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, tem reunião nesta segunda-feira (17) com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no Palácio do Itamaraty. Depois, deve se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.

A previsão de encontro entre Lula e Lavrov consta na agenda oficial de Mauro Vieira. A agenda de Lula não havia sido divulgada até a noite deste domingo (16).

De acordo com o governo brasileiro, a guerra entre Rússia e Ucrânia deve ser um dos temas da visita do ministro russo.

A vinda de Lavrov a Brasília ocorre em meio a um momento em que a postura de Lula na política internacional tem despertado contrariedade nos Estados Unidos.

O blog do Camarotti ouviu fontes da diplomacia norte-americana que demonstraram insatisfação com falas de Lula na viagem oficial que ele fez na semana passada à China.

Lula criticou a postura dos Estados Unidos de fornecerem armas para a Ucrânia e disse que o país precisa parar de incentivar a guerra. Lula também responsabilizou a Ucrânia pelo conflito.

Os Estados Unidos, ao contrário, veem a Rússia como responsável pela guerra e, desde o início, comandaram a imposição de sanções econômicas ao país presidido por Vladimir Putin.

China e Rússia são dois dos principais rivais geopolíticos dos Estados Unidos. A China é forte aliada da Rússia e não condena, como o Ocidente, a invasão da Ucrânia.

‘Clube da paz’

Lula vem defendendo perante a comunidade internacional a criação de um grupo de países neutros em relação à guerra para negociar a paz entre Rússia e Ucrânia. Ele enfatizou esse ponto na viagem à China e em conversa com o presidente chinês, Xi Jinping. Para Lula, a China exerceria um papel importante nesse eventual grupo.

Em fevereiro, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Galuzin, afirmou que a ideia de Lula para o “clube da paz” estava sendo analisada “principalmente do ponto de vista da política equilibrada do Brasil e, claro, levando em consideração a situação no terreno”.

O chanceler russo deve chegar por volta de 10h20 ao Itamaraty para a reunião com o ministro das relações exteriores brasileiro.

De acordo com o governo brasileiro, os dois ministros, além da guerra, abordarão parcerias nas áreas de:

  • comércio e investimentos
  • ciência e tecnologia
  • meio ambiente
  • energia
  • defesa
  • cultura
  • educação

Depois, às 13h, está marcada uma declaração à imprensa. A ida ao Palácio do Planalto está prevista para as 15h.

Fertilizantes

A Rússia é o principal fornecedor de fertilizantes para o Brasil. O insumo é crucial para a indústria do agronegócio brasileiro, um dos motores da economia do país.

Em 2022, ano em que começou a guerra na Ucrânia e os russos passaram a sofrer sanções econômicas das potências ocidentais, o comércio bilateral da Rússia com o Brasil atingiu a marca recorde de US$ 9,8 bilhões.

 

CLICKPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri