Bloco Principal 1

Secretaria Municipal de Saúde orienta sobre como prevenir a insolação nas crianças

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP) está alertando os pais ou responsáveis sobre os riscos da exposição direta das crianças aos raios solares neste verão. Por ser um período de altas temperaturas, somado às férias escolares, ocorre uma maior frequência da exposição aos raios ultravioletas, ocasionando um risco potencial de uma insolação.

Para a médica Veruska Pontes, dermatologista da Rede Municipal de Saúde, grande parte da radiação solar que recebemos na nossa vida acontece quando somos crianças, ou seja, cerca de 80% da radiação da vida toda ocorre na infância. “A partir dos seis meses de vida, pode se expor ao sol devidamente protegido com protetor solar, roupas de fator de proteção, boné, óculos, entre outros acessórios de proteção. O protetor solar deve ser aplicado a cada duas horas ou sempre que sair do mar ou da piscina. Também devemos evitar usar bronzeadores ou protetor solar de adulto, apenas o infantil”, alertou.

“A insolação ou eritema solar acontece quando se fica exposto sem a devida proteção solar e aí causa muito ardor, desconforto e até dores fortes, com formação de bolhas. Caso ocorra a insolação, deve-se procurar atendimento médico imediatamente e, sob a orientação de um profissional, usar corticoide tópicos e até hidratantes calmantes”, orientou a dermatologista.

Insolação – A insolação é uma condição séria provocada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Ela acontece quando a temperatura corporal ultrapassa os 40ºC, fazendo com que o mecanismo de transpiração falhe e o corpo não consiga se resfriar.

Atendimento – O Hospital Municipal Valentina Figueiredo (HMV) é referência em atendimento de urgência pediátrica no município de João Pessoa.

Dicas de como prevenir a insolação:

Evitar permanecer sob o sol entre 10h e 16h. Além de insolação, a grande exposição ao sol, com frequência, pode provocar, também, câncer de pele.

Use roupas leves, de cores claras e que não fiquem apertadas ao corpo.

Use protetor solar com FPS 30 ou mais e evite queimaduras na pele.

Beba muitos líquidos, para evitar a desidratação. Prefira água, água de coco e sucos de frutas naturais. Tenha muito cuidado com as bebidas alcoólicas, que em excesso causam desidratação.

Ao se exercitar no verão, beba muitos líquidos duas horas antes da atividade, durante e depois.

Cuidado com os momentos mais quentes do dia (das 11h às 15h), bebendo bastante água e tentando permanecer na sombra.

Evite ficar muito tempo no carro em dias de muito sol, já que o risco nestas situações é maior.

Consuma alimentos leves, como frutas e verduras.

 

PARAÍBA.COM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri