Bloco Destaque

Saiba a importância da vacinação antes das viagens para prevenir doenças

Nesse período de férias, para quem pretende viajar, a Prefeitura de João Pessoa orienta sobre a importância da situação vacinal, que deve estar atualizada conforme as recomendações previstas no Calendário Nacional de Imunização. Para viagens internacionais, o viajante deve incluir o cartão de vacinação entre os documentos de viagem que é necessário dispor do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), exigido para ingresso em alguns países.

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia é o documento que comprova a vacinação de febre amarela (FA). Ele é necessário porque alguns países exigem o documento para a entrada em seu território. Para situações excepcionais pode ser solicitado também o CIVP para Meningite (Peregrinação a Meca Hajj) e Poliomielite (estadia em países com transmissão da doença). A validade do CIVP de febre amarela inicia-se 10 dias após a data de vacinação e se estende por toda a vida. Você só precisa tirá-lo apenas uma vez.

Os órgãos de Vigilância Sanitária e Epidemiológica no Brasil recomendam que os turistas estrangeiros venham ao Brasil com esquema de vacinação completo para difteria, tétano, sarampo, rubéola e poliomielite, de acordo com as indicações preconizadas no país de origem. Dependendo da região de destino, é importante que haja a vacinação que protege contra febre amarela.

“As vacinas estão disponíveis em todas as salas de vacinas da rede municipal. Uma vez vacinada, a pessoa estará se protegendo de forma individual e coletivamente. Essa proteção é fundamental para frear a disseminação de diversas doenças, que podem ser importadas de outras cidades ou países. Portanto, alertamos sobre a importância também para que as pessoas estejam com a atualização das vacinas que protegem contra Influenza e para Covid-19 – no caso de crianças e pessoas que integram os grupos prioritários”, destacou o chefe de Imunização da Prefeitura de João Pessoa, Fernando Virgolino.

Documentação – Para vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta de vacina.

Vacinação Domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito, é necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.

Locais de vacinação em João Pessoa nesta terça-feira (18):

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Cidade Verde e Jardim Planalto.

Policlínicas Municipais

Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Home Center Ferreira Costa

Apenas as vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

8h às 16h (sábado)

Shopping Sul

Apenas as vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

10h às 16h (sábado)

Shopping Tambiá

Apenas as vacinas de Campanha ( Dengue, Covid-19 e Influenza)

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)

9h às 16h (sábado)

Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas whatsapp)

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

PARAÍBA.COM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri