Bloco Principal 4

Rei Charles III nomeia Keir Starmer como primeiro-ministro

Rei Charles III nomeou nesta sexta-feira (5) Keir Starmer como novo primeiro-ministro do Reino Unido, uma cerimônia conhecida como “beija-mãos”. Starmer liderou a coalizão trabalhista que garantiu uma maioria absoluta no Parlamento Britânico — levando a saída dos Conservadores do poder depois de mais de 14 anos no comando.

Em seguida, Keir Starmer foi à sede do governo e fez seu primeiro discurso como premiê. Ele agradeceu ao seu antecessor, Rishi Sunak, mas afirmou que o Reino Unido optou por mudança na eleição de ontem. E que os eleitores esperam a volta de uma política “voltada ao povo”.

“O serviço público é um privilégio. O governo vai tratar qualquer cidadão com todo o respeito. Mudamos o Partido Trabalhista, dedicando ele ao serviço. E é sobre isso que será esse governo. País em primeiro lugar. O partido, em segundo”, afirmou Sir Keir.

Agora, o novo primeiro ministro passará o dia na residência oficial do governo, em Downing Street, em Londres, formando seu novo gabinete.

Entre os principais desafios do novo governo estão a falta de financiamento do serviço público, que criou enormes filas no conceituado sistema de saúde britânico; uma inflação persistente; e o crescimento da extrema direita no país, capitaneada pelo agora membro do parlamento Nigel Farage.

Keir Starmer, 61, chega ao mais alto cargo do governo do Reino Unido após pouco mais de uma década na vida pública. Antes, atuou como advogado de grupos de direitos humanos e de sindicatos.

CNN BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri