Bloco Principal 1Paraiba

Refeições da UFPB são “insatisfatórias”, e estudantes encaminham pedidos à PRAPE

Uma audiência pública sobre os Restaurante Universitários (RU) da Universidade Federal da Paraíba apontou, nesta última segunda-feira (20), que a qualidade das refeições é considerada “insatisfatória”. A Superintendente Daniela Vasconcelos apresentou alguns dados referentes ao mês de fevereiro de 2023 sobre os serviços oferecidos aos estudantes da instituição federal.

De acordo com o Índice de Mensuração de Resultado (IMR), a qualidade do RU foi classificada como ruim nos primeiros meses da reabertura, entre julho e dezembro de 2022. Apenas no retorno às aulas de 2023, em fevereiro, que o índice evoluiu para “insatisfatório”.

Os dados foram apresentados numa audiência pública na Prefeitura Universitária, no Campus I da UFPB. Depois de protestos e pressão de movimentos estudantis e usuários do serviço, eles se reuniram com a Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE), com mediação da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PB.

Na audiência, os estudantes questionaram os representantes sobre as refeições e a gestão da universidade perante os problemas apresentados pela classe. Ao final da reunião, encaminharam demandas ao pró-reitor da PRAPE, Alfredo Rangel Ribeiro, que confirmou uma nota até sexta-feira (24) para dar continuidade às audiências e demandas propostas.

Confira os encaminhamentos dos estudantes:

  1. Confirmação da Reunião com a PRAPE, COAPE e SRU para discussão do Termo de Referência e do Cardápio do novo contrato que está sendo desenvolvido para o RU. A Superintendente, durante sua fala, informou que está reunião ocorreria nesta sexta-feira (dia 24-03-2023), mas não confirmou de fato a data, o horário, nem a capacidade de pessoas que o local comporta para ser articulada a participação dos estudantes;
  2. Agendamento urgente de outra Audiência Pública para tratar sobre o R.U. com tempo suficiente para ser possível acompanhar os encaminhamentos tirados na audiência de hoje;
  3. Agendamento urgente de um Audiência Pública para falar sobre as condições de todos os auxílios da UFPB, em especial das Residências Universitárias. Para o planejamento desta audiência, serão convocadas representações de estudantes de todos os segmentos dos auxílios oferecidos pela UFPB por meio do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). E vale ressaltar: todos os setores administrativos da UFPB que sejam necessários devem ser convocados;
  4. Agendamento de uma reunião com as representações citadas no item anterior para a realização do planejamento e a da proposta de condução da Audiência Pública para tratar dos demais auxílios.

Leonardo Abrantes – MaisPB

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri