Bloco Destaque

Prefeitura de João Pessoa lança Maio Amarelo com entrega de 20 ônibus zero quilômetro

 

A Prefeitura de João Pessoa fará, nesta terça-feira (02), o lançamento da edição municipal do Movimento Maio Amarelo, que neste ano tem como tema ‘No trânsito, escolha a vida’. O evento será marcado pela entrega oficial de 20 ônibus zero quilômetro que serão incluídos imediatamente na operacionalidade do transporte público da Capital, melhorando a prestação do serviço aos passageiros.

O evento ocorrerá às 7h30, no Parque Solon de Lucena, com a presença do prefeito Cícero Lucena fazendo a entrega dos novos veículos. “Este é mais um compromisso que estamos cumprindo com a população. Através de organização, planejamento e diálogo junto às empresas de coletivos urbanos, daremos mais este passo importante para ofertar mais dignidade, segurança e conforto aos usuários”, afirmou Cícero Lucena.

De acordo com Expedito Leite Filho, superintendente da Semob-JP, além dos 20 ônibus zero quilômetro que serão entregues, outros 20 veículos seminovos já estão em circulação integrando a frota. “A aquisição dos ônibus foi uma determinação acordada durante a reunião do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana no início deste ano e que está sendo cumprida. Teremos até julho mais 20 veículos novos, totalizando 40 ônibus zero quilômetro reforçando o sistema que atende a cidade”, ressaltou o responsável pelo trânsito e transporte de João Pessoa.

Maio Amarelo – O Movimento Internacional Maio Amarelo tem como objetivo conscientizar a população sobre comportamentos prudentes no trânsito para evitar acidentes e, consequentemente, vítimas.  De acordo com levantamento do Comitê de Estudos e Monitoramento de Acidentes de Trânsito (Cemat/Semob-JP), entre janeiro e março de 2023, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP) atendeu 1.043 vítimas de acidentes de trânsito.

Comparando ao mesmo período do ano passado, quando foram socorridas 918 pessoas, constata-se um acréscimo de 13,62% no número de pessoas acidentadas. E, segundo dados do Instituto de Polícia Científica (IPC), houve uma redução do número de mortes no trânsito, no mesmo período  entre janeiro e março, onde no ano passado, 24 pessoas morreram após ocorrências no trânsito e, em 2023, ocorreram 19 óbitos.

Óbitos por ano e tipo de instrumento.

INSTRUMENTO DO ÓBITO (IPC) Janeiro a março 2022  Janeiro a março 2023
Automóvel 10 4
Motocicleta 10 11
Atropelamento 2 3
Bicicleta 2 1
TOTAL 24 19
Fonte: IPC

Ações educativas – Para trabalhar pela redução do número de acidentes e vítimas, durante todo o mês de maio, equipes de educação de trânsito da Semob-JP estarão realizando ações diariamente em escolas, vias públicas e instituições privadas. Nestas, serão abordados os mais diversos públicos, visando à conscientização de todos por práticas prudentes e condizentes ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

  • Texto: Pollyana Sorrentino
    Edição: Felipe Silveira
    Fotografia: Semob-JP

  • Secretarias

    SEMOB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri