Bloco Principal 1Paraiba

Paraíba tem 450 pessoas na fila de espera por transplante de órgão ou tecido

A Paraíba tem 450 pessoas na fila de espera por transplante de órgão ou tecido. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, 43 procedimentos já foram realizados em 2023 no estado.

A doação de múltiplos órgãos mais recente foi registrada na madrugada de domingo (19), no Hospital de Emergência e Trauma da Capital. O doador foi um um homem de 27 anos. Dele, estavam em condições para transplante o fígado, os rins e as córneas.

Todos os órgãos doados foram recebidos por mulheres. A receptora do fígado foi uma pernambucana de 66 anos, já os rins foram para duas paraibanas, de 44 e 55 anos. As córneas foram levadas para o Banco de Olhos, pois precisam passar por uma avaliação antes da realização da cirurgia.

“A doação é um ato voluntário e só ocorre com a permissão dos familiares que têm nas mãos a oportunidade de salvar vidas, já que um doador pode beneficiar vários pacientes que estão na fila vivendo de esperança”, explica a diretora da Central de Transplantes da Paraíba, Rafaela Dias.

Depois que a família autoriza a captação de órgãos, a Central de Transplantes estadual comunica ao Sistema Nacional de Transplantes (SNT) as inscrições efetuadas para a organização da lista nacional de receptores, determina o encaminhamento e providencia o transporte de órgãos e tecidos para os centros transplantadores. O trabalho é realizado 24 horas por dia.

“Após o transplante, com os cuidados adequados e o acompanhamento médico, muitos pacientes transplantados são capazes de retomar suas atividades cotidianas, incluindo trabalho, estudos, atividades sociais e físicas”, completa Rafaela Dias.

Portal Correio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri