Bloco Principal 4

Pão, ovo e fruta: o que não pode faltar no café da manhã

Dizem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia e, se pensarmos que ele fornece o combustível que precisamos para iniciar o dia com energia e vitalidade, esse título até faz sentido. Por isso, “esquecer” de se alimentar logo pela manhã pode levar a uma série de consequências negativas.

“Não tomar o café da manhã já foi associado, em alguns estudos, a um risco aumentado de diabetes tipo 2, fragilidade e consumo frequente de álcool. Além disso, pular a refeição também tem sido associado ao estresse, ansiedade e depressão, tanto em adolescentes como em adultos”, alerta Lara Natacci, nutricionista pós-doutora em nutrição pela Universidade de São Paulo (USP) e diretora clínica da Dietnet.

Gisele Haiek, nutricionista funcional especializada em emagrecimento feminino e saúde da mulher, ressalta que algumas pessoas não conseguem tomar o café da manhã (e os motivos podem ser vários). Nestes casos, é preciso adotar outras estratégias em conjunto com o profissional da saúde.

“É uma refeição que não devemos pular, exceto por questões mais específicas. Quando nos alimentamos pela manhã, avisamos o metabolismo que é hora de despertar, que começaram as atividades do dia“, completa a nutricionista.

Pão, café e leite — Foto: Arte/g1

Pão, café e leite — Foto: Arte/g1

Existe um café da manhã ideal?

 

As nutricionistas explicam que, sempre que possível, devemos optar por uma refeição bem colorida.

“Uma refeição equilibrada de manhã ajuda a trazer nutrientes importantes para a saúde e metabolismo, a otimizar o açúcar do sangue e as gorduras e a melhorar a performance cognitiva e o desempenho em diversas atividades“, diz Lara Natacci. 

☕☕Além do cafezinho preto, vale tentar incluir na primeira refeição do dia:

  • 🥛🥚Proteína: importante para a composição corporal, saciedade, componente de enzimas e hormônios (por exemplo: laticínios, ovos, tofu).
  • 🍞🥣Carboidrato: dá energia para o organismo e garantem nossa performance física e mental (por exemplo: aveia, cereais integrais, pão integral, tapioca).
  • 🍓🍊Vitaminas, minerais e fibras: importantes para a regulação do metabolismo e prevenção de doenças (por exemplo: frutas).
  • 🌰🥑Gorduras saudáveis: dão saciedade, ajudam a facilitar a circulação e contêm antioxidantes (por exemplo: castanhas, sementes, azeite de oliva).

Gisele lembra que está tudo bem se o seu café da manhã não contemplar tudo. “Temos o dia inteiro para colocar os nutrientes que não conseguimos nas demais refeições. O café da manhã não precisa, necessariamente, ser 100%. Quanto mais nutrientes, melhor, mas lembre-se que existem outros momentos no dia“.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri