Bloco Principal 4

Pacientes do Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Santa Isabel comemoram superação, saúde e retorno da autoestima

Mais do que um tratamento para a obesidade, a cirurgia bariátrica, realizada no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) em pacientes com obesidade grave, tem revelado histórias de superação, garantido saúde, autoestima e novos planos de vida. É o que revelam pacientes atendidos pelo Serviço de Cirurgia Bariátrica do hospital, administrado pela Prefeitura de João Pessoa.

“Eu vinha sofrendo há anos e estava aprisionada no meu próprio corpo desde os 28 anos de idade. Fiz a cirurgia em junho de 2023 e foi a melhor decisão da minha vida. Tenho orgulho, hoje tenho uma vida a qual posso considerar normal, posso calçar meus tênis sozinha, caminhar sem faltar ar. Primeiro eu agradeço a Deus e depois a toda equipe do Hospital Santa Isabel, onde fui muito bem acolhida por todos os profissionais que fazem um trabalho humanizado”, conta Edna Ferreira Silva, Potiguara da Aldeia Monte-Mór, em Rio Tinto, que foi a primeira indígena a fazer cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Hoje, aos 46 anos e 58 quilos mais magra depois da cirurgia, Edna realiza um trabalho de motivação junto a outras mulheres que sofrem com obesidade. “Não luto só por meus direitos, luto pelo direito de todas as mulheres obesas. Faço isso porque sei a dor que é ser rejeitada por seu peso”, declara.

Com apenas quase dois meses de cirurgia e 20 quilos mais magra desde o procedimento, realizado no final do mês de fevereiro desse ano, a empreendedora Manara Sterphany, 27 anos, diz que se sente feliz e realizada com um pós-operatório excelente.

“Já tenho resultados positivos com a saúde. Com apenas 5 dias de cirurgia já havia me livrado da hipertensão e nessa fase atual já estou praticando atividades físicas. Venho me sentindo cada dia mais feliz e alcançando cada vez mais a saúde que eu tanto quero. Já vejo a diferença nas roupas folgadas, na qualidade do sono, nas atividades diárias e no trabalho. Estou vivendo sim uma nova vida. Sou grata a Deus, a minha família e a toda equipe multidisciplinar do Hospital Santa Isabel, que segue firme comigo ainda nesse pós de evolução e nova vida”, comemora.

De acordo com a diretora-geral do HMSI, a médica Adriana Lobão, os depoimentos de Manara e Edna mostram o resultado positivo do trabalho realizado pelo Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Santa Isabel, referência no tratamento de pacientes com obesidade grave.

No HMSI estão disponíveis para os pacientes as duas principais técnicas de cirurgia bariátrica: o Sleeve e o Bypass. Ambas são realizadas por videolaparoscopia, quando uma câmera é introduzida através da parede abdominal e os órgãos são manipulados por pinças, o que torna os procedimentos minimamente invasivos e mais seguros.

Preparação do paciente – O Serviço de Cirurgia Bariátrica no Santa Isabel é chefiado pelo cirurgião bariátrico Geraldo Camilo Neto e o procedimento só é feito após uma rigorosa avaliação e todo um processo de preparação do paciente. Para saber se a pessoa se encaixa no padrão indicado, o primeiro passo para o procedimento é a triagem dos pacientes, cujo parâmetro principal avaliado é o IMC, bem como o levantamento do histórico de saúde dos pacientes.

Uma vez que o paciente preencha os critérios, ele será encaminhado para uma reunião com a equipe multidisciplinar do serviço, onde terá um primeiro contato e assistirá uma série de palestras sobre o procedimento, o preparo e o que esperar do pós-operatório.

Nem toda pessoa com quadro de obesidade pode fazer uma bariátrica. Além de preencher os critérios de IMC, o paciente também precisará passar por avaliação com os profissionais da equipe multidisciplinar, que vão avaliar e preparar o paciente para o processo envolvido no antes e depois da cirurgia.

Pacientes que apresentem condições clínicas, psicológicas ou físicas que impeçam a indicação da cirurgia poderão ser orientados e encaminhados a tratamentos para suas condições antes de seguir o preparo para cirurgia bariátrica.

  • Texto: Glaudenice Nunes
    Edição: Cristina Cavalcante
    Fotografia: assessoria e arquivo pessoal

  • Secretarias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri