Bloco Destaque 1Bloco Principal 1

Onda de calor: veja quais locais que serão afetados nos próximos dias

O Brasil deverá passar nos próximos dias pela quarta onda de calor desde o início do ano. Segundo previsão da Climatempo, as altas temperaturas deverão prevalecer até o dia 2 de maio, atingindo, principalmente, os estados da região centro-sul.

Em outras áreas, a temperatura deverá ficar entre 3 e 5 graus acima da média. São elas: área total de Santa Catarina e do Rio de Janeiro e parte do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Rondônia.

Previsão de temperaturas médias para os próximos dias:

  • Campo Grande: 29ºC
  • Cuiabá: 33ºC
  • Goiânia: 31ºC
  • São Paulo: 26,6ºC
  • Belo Horizonte: 27,6ºC

Segundo a Climatempo, uma área de alta pressão na média atmosfera deve ganhar força sobre as áreas do Mato Grosso do Sul e Paraná, com migração para regiões do Sudeste nos próximos dias.

O sistema deve estacionar na região centro-sul, formando uma espécie de bloqueio atmosférico para a chegada de frentes frias no Centro-Oeste e Sudeste do país e mantendo o ar seco e quente.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que há uma onda de calor quando as temperaturas permanecem 5ºC acima da média por mais de cinco dias seguidos.

Este cenário deve acontecer na faixa central e oeste do estado de São Paulo, noroeste do Paraná, em todo o estado do Mato Grosso do Sul, no triângulo Mineiro e sul de Goiás. Nessas regiões os termômetros podem superar os 35ºC.

Além de dias quentes, as madrugadas tendem a ficar abafadas em Mato Grosso do Sul, Paraná e oeste de São Paulo, por conta do escoamento do ar quente na virada de abril a maio.

No leste de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal, as temperaturas devem ficar de 3ºC a 5ºC acima da média, mas, com temperaturas mínimas mais baixas devido ao ar seco.

A atenção vai para a amplitude térmica –distância entre a mínima e a máxima– que pode chegar a até 22°C de diferença. A Climatempo informa que os modelos meteorológicos indicam uma manutenção desse padrão até a primeira semana de maio.

Além da onda de calor, o centro-norte do Paraná, o estado de São Paulo –com exceção do litoral–, noroeste e triângulo Mineiro, sul de Goiás e centro-leste de Mato Grosso do Sul tem alertas para umidade relativa do ar abaixo dos 30%. A OMS estabelece como ideal a umidade entre 50% e 60%.

Alerta de chuvas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, válido até as 10h desta terça-feira (23), de perigo potencial de chuvas intensas no Norte e Nordeste do Brasil. Há risco de chuva entre 20 e 30mm por dia ou até 50 mm por dia e ventos intensos (40 a 60 km/h).

Entre as áreas afetadas estão os estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Há também um alerta de perigo potencial para acumulado de chuva, válido até as 10h de quarta (24), para as regiões nordeste, centro-norte, centro-sul e sul da Bahia. Segundo o Inmet, o risco é de chuva entre 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.

Em partes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, há um alerta de perigo potencial, válido até 10h desta terça, para tempestades, com possibilidade de chuva entre 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

CNN BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri