Bloco Principal 3

Nordeste ganha Comitê Científico de Mudanças Climáticas

A criação do Comitê Científico de Mudanças Climáticas. Essa foi uma das pautas em discussão durante a Assembleia Geral do Consórcio Nordeste que ocorreu nesta semana. Na ocasião, ocorreu a cerimônia de posse da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, como presidente da entidade.

A iniciativa visa adotar medidas para mitigar os impactos das mudanças climáticas. Ao mesmo tempo, a população mundial, assim como o Nordeste, tem sofrido os efeitos do clima.

O comitê terá em sua composição especialistas de cada estado e da secretaria-executiva do Consórcio, totalizando 20 pessoas. Eles terão a missão de estudar e propor ações concretas de combate à seca na região. Desse modo, oferecendo assessoramento em áreas como gestão de meio ambiente, planejamento urbano, agricultura, transição econômica e energética.

“Foi uma decisão fundamental para enfrentar os desafios climáticos que impactam diretamente nossa região. Precisamos agir com urgência e eficácia para garantir a sustentabilidade e o bem-estar de nossa população”, destacou Jade Romero, vice-governadora do Ceará, representando o governador Elmano de Freitas.

A Assembleia do Consórcio Nordeste contou com a posse de Fátima Bezerra como presidente.

Além disso, os governadores discutiram o monitoramento das obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê R$ 700 bilhões em investimentos para o Nordeste, bem como a preservação da biodiversidade e os desdobramentos do Fundo Caatinga.

União de forças com o Governo Federal

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, propôs a união de forças entre o Consórcio e os ministérios para garantir a efetividade das ações na região. “É fundamental que haja uma estratégia conjunta para abordar questões essenciais, como água, saúde e educação, previstas no PAC”, ressaltou o ministro.

Por fim, foram instaladas duas novas Câmaras Temáticas, de Educação e de Segurança Pública. Ao mesmo tempo, essas iniciativas vão discutir estratégias de enfrentamento aos problemas enfrentados nessas áreas. Fátima Bezerra, presidente do Consórcio Nordeste, destacou a importância da participação direta dos gestores estaduais nas discussões sobre o Plano Nacional de Educação e na elaboração de planos eficazes para a Segurança Pública entre os estados.

O encontro contou com a participação dos governadores da Bahia, Piauí, Maranhão, Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Além disso, também participou o presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Paulo Câmara. Esta reunião representa um passo significativo na busca por soluções conjuntas para os desafios climáticos e sociais enfrentados pelo Nordeste brasileiro.

 

PARAÍBA.COM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri