Bloco Principal 4

Não vai votar? Saiba como justificar ausência na eleição por aplicativo

O eleitor que não conseguir votar nas eleições municipais deste ano pode justificar a sua ausência pelo e-Título, aplicativo do governo que serve como uma via digital do título de eleitor.

A justificativa para quem não votar é obrigatória. Confira abaixo dúvidas e respostas sobre o assunto:

Posso justificar minha ausência nas eleições por aplicativo?

Sim. O eleitor que não votar nas eleições pode justificar sua ausência pelo aplicativo e-Título, disponível na App Store e na Play Store.

Mas atenção: o e-Título está disponível para uso só para quem está com o título eleitoral regular ou suspenso.

Como justificar minha ausência pelo aplicativo e-Título?

Após baixar o e-Título no celular, é preciso fazer o login e preencher os seguintes dados: CPF, nome completo, data de nascimento e nome dos pais.

Depois disso, o eleitor deve responder algumas perguntas do sistema para verificar a identidade, como o endereço de moradia, por exemplo. Se a identidade for validada pelo sistema, o eleitor deve voltar à página inicial do aplicativo e clicar em “mais opções”, e logo depois em “justificativa de ausência”.

O próximo passo é escolher qual eleição vai ser justificada, explicar o motivo da ausência e adicionar um endereço de e-mail. Depois, é necessário ainda anexar um documento que comprove por que o eleitor não votou, como atestados médicos e passagens.

Se eu não votar e não justificar, o que acontece?

Caso o eleitor não justifique sua ausência no dia da votação, ele fica em débito com a Justiça Eleitoral e não consegue obter a certidão de quitação eleitoral, por exemplo.

Se ele não votar por três eleições consecutivas e não justificar a ausência, o título é cancelado – o que pode ser revertido se ele regularizar o título.

E-Título: entenda como funciona o título de eleitor digital

O e-Título é um aplicativo do governo federal. Ele permite que o cidadão tenha acesso a uma espécie de via digital do seu título de eleitor.

Ele também informa sobre o local de votação, além de disponibilizar documentos como a certidão de quitação eleitoral e a certidão de crimes eleitorais – contudo, não é possível ter acesso às declarações no dia das eleições. Ele também é utilizado para justificar ausência em votações.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri