Conhecer a si mesmo, desafiar limites e melhorar a saúde mental e física. Estes são alguns dos resultados alcançados por quem faz yoga. Você sabia que a prática tem mais de 5 mil anos, nasceu na Índia, e é uma atividade com benefícios reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS)? Há pessoas que fazem yoga para melhorar o estado emocional, como reduzir tensões e estresse, e há outras que praticam como exercício físico, para melhorar força, resistência e respiração.
A terapeuta holística do Espaço Vida da Unimed João Pessoa, Fabiana Filippin, conta que recebe constantemente vários relatos de alunos sobre os resultados positivos que a yoga proporciona, como controle do estresse, da ansiedade, sensação de clareza de pensamento e aumento da percepção pessoal sobre seu corpo físico e comportamento. Além disso, ela lembra que esses benefícios já foram atestados cientificamente. “Um estudo de revisão sistemática realizado em 2015 pelos pesquisadores Pascoe e Bauer procurou avaliar os efeitos do yoga no estresse e humor”, relata.
De acordo com Fabiana, na análise, 25 estudos apresentaram evidências de que a prática regular do yoga proporciona uma melhora no sistema nervoso simpático e do sistema hipotálamo-hipófise-adrenal como também a diminuição dos sintomas de depressão e de ansiedade em várias pessoas ao redor do mundo. “Essa regulação endócrina influencia diretamente na produção de melatonina e ajuda muito na qualidade do sono, diminuindo a insônia, por exemplo”, disse a terapeuta, que também é mestre em enfermagem.
Na prática do yoga, basta reservar apenas um momento do dia para o corpo já sentir os efeitos na saúde física, como melhoria na postura, respiração e coordenação motora.
Aterapeuta Fabiana Filippin lembra ainda que a qualidade do sono dos praticantes também é impactada positivamente. “Eles relatam que se mostram mais resilientes em situações de estresse, mantendo-se mais centrados e calmos; e aumentam consideravelmente a autopercepção do seu corpo e de seus comportamentos, implicando em mudanças de hábitos que favorecem a qualidade de vida”.
Entre as praticantes do yoga no Espaço Vida está Rubenita Nóbrega. Para ela, a atividade é importante para o equilíbrio da vida como um todo. “A professora não só trabalha com o físico mas com o equilíbrio mental e emocional das pessoas com muito conhecimento. No início das aulas, ela prepara, ensina, mostra uma maneira de ver a vida, de enfrentar os problemas com menos preocupação e estresse. É maravilhosa a aula dela, eu amo”, declarou.
Para todos
O yoga é uma prática democrática, podendo ser praticada por crianças, adultos e idosos. Contudo, se a pessoa tiver algum problema articular ou muscular em tratamento, é preciso cautela, conforme explica a terapeuta. “Não há restrições absolutas, mas relativas, como é o caso de pessoas que estão passando por processos inflamatórios agudos em musculaturas, articulações, protusões em hérnias de disco, sendo indicado aguardar melhora do quadro de dor e depois iniciar as práticas”, esclarece.
O yoga não tem restrições, mas adaptações para seus participantes. “O que irá variar é a intensidade da prática que será definida individualmente, de acordo com seu estado de saúde”, recomenda.
Práticas Integrativas
Os clientes Unimed JP têm acesso ao yoga e a outras práticas integrativas, como auriculoterapia, ventosaterapia, biodança, dança circular, relaxamento e aromaterapia no Espaço Vida, por meio do programa Harmonize. As atividades acontecem duas vezes por semana, com o objetivo de promoção à saúde do paciente de maneira integral.
Para participar do Harmonize, os beneficiários devem agendar o atendimento na área do cliente do Portal Unimed JP (www.unimedjp.com.br/cliente). Para cada prática, é formada uma turma e os dias e horários estão disponíveis no próprio painel de agendamento. Os atendimentos também podem ser agendados através do aplicativo Unimed JP, que está disponível para os sistemas Android e iOS.
PARAÍBA.COM.BR