Bloco Principal 4

Mães que se estressam no fim da gravidez podem ter filhos com melhor capacidade de linguagem

 

Um estudo apresentado neste sábado (13) no Congresso Europeu de Endocrinologia, em Istambul, na Turquia, relaciona o estresse no final da gravidez a uma melhora nas habilidades de comunicação nos primeiros três anos de vida das crianças.

Este foi o primeiro trabalho a estudar a relação do cortisol (um hormônio liberado quando passamos por situações de estresse) e o desenvolvimento da linguagem em crianças.

O grupo de pesquisadores do Hospital Universitário Odense, na Dinamarca, analisou dados de 1.093 mulheres grávidas e, posteriormente, dos filhos delas.

Eles descobriram que as meninos expostas a altos níveis de cortisol no útero nos três meses finais da gravidez podiam dizer mais palavras entre 12 e 37 meses de vida. Já as meninas eram melhores em entender mais palavras entre 12 e 21 meses.

Segundo os autores do trabalho, o desenvolvimento da linguagem de uma criança na primeira infância é um indicador de quão bem o sistema nervoso do bebê foi desenvolvido no útero.

O cortisol, por sua vez, tem um papel fundamental na formação do cérebro.

“Tivemos acesso a uma grande coorte de estudo, métodos de análise de alta qualidade e covariáveis ​​relevantes, tornando nosso estudo uma importante contribuição para a compreensão fisiológica da exposição pré-natal ao cortisol na maturação fetal e no desenvolvimento infantil”, afirmou em comunicado a pesquisadora Anja Fenger Dreyer.

A equipe agora vai avançar em outro estudo para descobrir se altos níveis de cortisol no útero têm relação com o QI, que mede a inteligência.

“O desenvolvimento precoce da linguagem em crianças é conhecido como um preditor de função cognitiva mais tarde na vida, como atenção, memória e aprendizado, por isso queremos investigar se a exposição pré-natal ao cortisol também está associada a pontuações de QI de crianças de sete anos de idade”, complementou Anja.

 

R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri