Bloco DestaqueBrasilMundo

Lula manda recados a Trump em evento do setor elétrico: “Somos donos do nosso nariz”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou a cerimônia de inauguração do sistema elétrico Linhão Manaus–Boa Vista, nesta quarta-feira (10), para enviar novos recados ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Em vez de ficar brigando com a gente, o Trump deveria vir conhecer nosso sistema interligado. Ele perceberia que seria muito mais interessante para os Estados Unidos do que criar conflitos”, afirmou Lula.

O evento ocorreu na sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em Brasília, e marcou a integração de Roraima ao mapa energético do país pelo Sistema Interligado Nacional (SIN).

O presidente também reforçou a soberania brasileira:

“Somos donos do nosso nariz. O Brasil não deve nada a ninguém em competência, resiliência e capacidade”.

A obra conecta, por meio de circuito duplo de 500 quilovolts, a subestação Engenheiro Lechuga, no Amazonas, à subestação Boa Vista, na capital de Roraima.

Além da redução de custos, a linha promete substituir gradualmente usinas térmicas por fontes de energia renovável, diminuindo em mais de 1 milhão de toneladas anuais as emissões de CO₂. A estimativa é de uma economia superior a R$ 500 milhões ao ano com combustíveis fósseis.

O presidente ainda mencionou a possibilidade de expandir a integração elétrica a outros países da América do Sul e provocou Trump novamente:

“Dá até para emprestar para os Estados Unidos… será que dá para puxar um linhão até Nova York?”, disse.

SBT News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo