Bloco PrincipalBrasil

João Azevêdo diz que Lula não se expressou bem ao comparar holocausto e guerra em Israel

O governador da Paraíba João Azevêdo (PSB) comentou durante solenidade de entrega do novo prédio do Complexo Educacional da Escola Cidadã Integral (ECI), em Caiçara, no Brejo paraibano, nesta segunda-feira (19), a declaração do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus no holocausto.

Durante entrevista à imprensa local, João Azevêdo ressaltou que não existe comparação com o que houve no holocausto e pontuou que o presidente Lula não se expressou da melhor forma ao falar sobre o conflito entre Hamas e Israel. “Acredito que ele não tenha se expressado da melhor maneira. Não dá como comparar o ataque de Israel ao Hamas ao holocausto”, disse.

“Na verdade, o presidente vinha com uma linha muito clara, que era de, primeiro, condenar o ataque do Hamas e, segundo, a desproporcionalidade da resposta de Israel. É claro que são situações totalmente diferentes, o holocausto e essa guerra que acontece hoje”, concluiu o governador da Paraíba João Azevêdo.

Lula chama de volta embaixador em Israel

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, convocou, nesta segunda-feira (19), a pedido do presidente Lula, o embaixador israelense no Brasil, Daniel Zonshine, para uma reunião ainda nesta segunda no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro

Em outra frente, o governo mandou o embaixador em Israel, Frederico Meyer, voltar de Tel Aviv para o Brasil. Ele embarcará para a viagem de retorno nesta terça-feira (20). As medidas foram tomadas, segundo comunicado do Itamaraty, “diante da gravidade das declarações desta segunda-feira do governo de Israel”.

O governo israelense declarou Lula “persona non grata” após uma declaração do petista no domingo (18). Em entrevista na Etiópia, Lula comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza, na guerra contra o grupo terrorista islâmico Hamas, ao holocausto promovido pela Alemanha nazista.

 

Paraíba.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri