João anuncia que Paraíba terá concurso para museólogo, arqueólogos e palentólogos, em 2024
O governador João Azevêdo anunciou concursos para museólogos, arqueólogos e paleontólogos ao longo de 2024. Para além disso, haverá mais um processo na área da educação e de engenharia. A informação foi confirmada no programa Correio Debate, da rádio 98 Correio FM (Rede Correio Sat), na tarde desta quarta-feira (17).
“Vai ter concurso para dois mil professores, vai ter concurso para 100 engenheiros, para museólogo, arqueólogo, palentólogo, que não existe no estado”, afirmou.
João também comentou sobre o reajuste de 5% dos salários dos servidores efetivos ativos, inativos e pensionistas das administrações direta e indireta, na última segunda-feira. Esse, inclusive, foi um dos temas debatidos no programa Correio Debate desta quarta-feira (17).
Na mesa de debate, o chefe do executivo estadual comentou que esse planejamento é, na verdade, o cumprimento e a valorização aos profissionais ligados ao Estado. Ele deu ênfase à bolsa desempenho às Forças de Segurança, ao aumento no piso dos professores e deixou bem claro que, no momento, a gestão chegou ao limite do que poderia oferecer.
“5% é mais que a inflação do ano. Quando você imagina um aumento de 5%, não é só um aumento. Nós estamos também fazendo incorporação da bolsa, que vai direto para quem é reformado. Todos que estão na reserva da Polícia Militar, Civil, Penal, do Corpo de Bombeiros, todos eles receberão uma incorporação de 20% na bolsa, que já chega a 60%. Aquilo que era a grande defasagem entre quem estava na ativa e para quem ia para a reserva está acabando na Paraíba. Foi acordo, promessa e cumprimento. Estamos dando aumento para o piso dos professores, que foi o mesmo percentual que o Ministério da Educação determinou. E, pela primeira vez, estamos dando esse percentual para os professores prestadores de serviço, que, no ano passado, já recebeu 80% de aumento. Fomos ao limite suportável do Estado”, comentou.
Confira outros assuntos abordados:
Sobre a ponte que ligará Cabedelo, Santa Rita e Lucena
“A ponte está na sua montagem final do processo de licitação. Nós queremos, até o fim do mês, lançar o edital com todas as informações para que as empresas possam começar a trabalhar em suas propostas. Esperamos que, no mais tardar, no início de abril, tenhamos a abertura da primeira etapa da licitação, que é muito grande. Decidimos fazer um pequeno ajuste na plataforma da ponte. A plataforma da ponte já permitiria duplicar, em termos de faixas, fazendo o deslocamento já da ciclovia. Mas aí nós decidimos colocar já as ciclovias com as outras quatro faixas. Esse ajuste fez com que a gente atrasasse 15 dias para o lançamento do edital”
Aliança com Cícero Lucena para 2024
“(A relação) É a melhor possível. Eu dizia, em 2020, que a melhor coisa que poderia acontecer para João Pessoa era a união das gestões, para que a gente pudesse fazer investimentos verdadeiramente na cidade. Hoje, João Pessoa recebe investimentos na ordem de R$ 400 milhões do Estado. João Pessoa se transformou num centro de atenção ao turista. Isso é fruto de um trabalho muito forte de divulgação que aconteceu. Nós participamos de todas feiras e eventos para divulgação que aconteceram no Brasil, na Argentina e em Portugal.
Portal Correio