Bloco Principal 3

Japão mobiliza caças após detectar duas aeronaves russas perto de sua costa

 

O Japão mobilizou caças nesta quinta-feira (25) depois de detectar duas aeronaves russas de “reconhecimento” perto de sua costa, uma no oceano Pacífico e outra no mar do Japão, anunciou o Estado-Maior japonês em um breve comunicado.

“Em resposta, aviões de combate (…) da Força Aérea de Autodefesa e outras unidades foram mobilizados”, acrescentou.

Este incidente, que não é o primeiro do gênero, ocorre poucos dias depois da participação do presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, na cúpula do G7 organizada em Hiroshima (oeste do Japão), e durante a qual todos os países membros reafirmaram seu apoio a Kiev contra a invasão russa.

O Japão aplica sanções econômicas e financeiras contra Moscou, estabelecidas pelo G7 e outros países ocidentais desde o início da ofensiva russa na Ucrânia há 15 meses.

Até recentemente, Tóquio tentou melhorar as relações com Moscou, mas agora vê o poder militar da Rússia no Extremo Oriente e sua cooperação com a China como uma séria ameaça à segurança de seu território.

Em maio de 2022, caças russos e chineses voaram juntos perto do Japão, pouco antes de os líderes do grupo Quad, uma aliança informal de segurança da Ásia-Pacífico que inclui Austrália, Índia, Japão e Estados Unidos, se reunirem em Tóquio.

 

R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri