A Apple vai anunciar novos produtos nesta segunda-feira (9), a partir das 14h (horário de Brasília). O principal deles será o iPhone 16, nova geração de celulares da empresa, que deverão ter telas maiores e mudanças no visual do módulo de câmeras.
O iPhone 16 também deverá ser o primeiro a contar com a tecnologia Apple Intelligence, um conjunto de recursos da empresa com foco em inteligência artificial. Ele inclui, por exemplo, uma integração com o ChatGPT, robô conversador da OpenAI.
Com o tema “It’s Glowtime” (“É hora do brilho”, em português), o evento também deverá ser usado para apresentar novas versões do relógio Apple Watch e dos fones de ouvido AirPods.
Além disso, a Apple deve liberar o iOS 18 para todos os usuários. A versão mais recente do sistema operacional foi anunciada em junho, mas até então só estava disponível na versão de testes (veja quais iPhones podem receber a atualização).
Confira abaixo o que esperar do evento da Apple.
Lançamento do iPhone 15 em Cupertino, na Califórnia, nesta terça-feira (12). — Foto: Loren Elliott/Reuters
iPhone 16 com novo design
As versões “básicas” do celular da Apple, o iPhone 16 e o 16 Plus, devem apresentar mudanças no módulo de câmeras. De acordo com os sites MacRumors e The Verge, a Apple pode alinhar verticalmente as lentes traseiras, semelhante ao design do iPhone 12.
Esses modelos também devem incluir o botão Ação, introduzido no iPhone 15 Pro, que permite ao usuário personalizar as funções do dispositivo.
Diferenças visuais entre iPhone 12 e iPhone 13 — Foto: Divulgação
Como de costume, a Apple também deve atualizar o processador dos dispositivos, lançando o iPhone 16 e o 16 Plus com o chip A17 Pro, atualmente presente nos iPhones 15 Pro e Pro Max.
Por outro lado, as versões Pro e Pro Max do iPhone 16 podem vir equipadas com o novo chip A18 Bionic, segundo o site AppleInsider.
Com essas atualizações nos processadores, os smartphones devem ganhar mais capacidade para executar tarefas de inteligência artificial (IA) do Apple Intelligence.
iPhone 16 Pro e Pro Max maiores
Também acredita-se que as linhas Pro e Pro Max terão telas maiores este ano. Mark Gurman, repórter especializado em Apple na Bloomberg, antecipou que a tela do 16 Pro pode aumentar de 6,1 para 6,3 polegadas. No caso do Pro Max, o tamanho deve subir para 6,9 polegadas — em comparação com as 6,7 polegadas do iPhone 15 Pro Max.
A câmera ultrawide, que permite capturar mais informações em uma única imagem, pode passar por uma evolução significativa, aumentando de 12 MP para 48 MP em ambos os modelos.
O The Verge também afirma que, no quesito câmeras, esses modelos devem ficar mais semelhantes. Isso porque ambos deverão contar com a lente telefoto “tetraprisma” de zoom óptico 5x, ideal para capturar objetos e cenas distantes, que atualmente é exclusiva do iPhone 15 Pro.
Apple Watch Series 8 (acima) e Apple Watch SE (abaixo) — Foto: Reprodução/Apple