Bloco Principal 1Brasil

INSS atualiza sistema de segurança após indícios de vazamento de dados

INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) confirmou nesta segunda-feira (24) que adotou medidas para reforçar a segurança no acesso dos usuários após detectar indícios de vazamento de dados de aposentados e pensionistas. As equipes fazem um levantamento para verificar se houve ou não exposição de informações, e em maio o instituto chegou a suspender as senhas de acesso ao sistema que reúne as informações dos beneficiários, como medida cautelar.

“Devido ao aumento de solicitações de informações — detectado pelos setores de monitoramento do INSS e da Dataprev —, o sistema o Suibe (Sistema Único de Informações de Benefícios), antes acessível por senha e login por outros órgãos e servidores, teve a sua política de segurança atualizada. Agora, é preciso utilizar certificado digital e criptografia para ter acesso ao sistema”, informou o instituto. O Suibe é um sistema extrator de dados do INSS e teve o fluxo de acesso alterado pelas novas regras de segurança tecnológica.

Com a vulnerabilidade, o indício é de que ficaram expostos dados cadastrais e de tipos de benefícios, como aposentadoria e auxílios, de 39 milhões de usuários. Na prática, isso torna os usuários alvos fáceis para oferecimento de serviços e contratações de empréstimos.

Após as medidas adotadas, o INSS constatou reduções de empréstimos consignados. “As medidas estão surtindo efeito, inclusive a suspensão das senhas. Entre janeiro e março, a média de reclamações foi de 943 registros de ocorrência por mês. Em abril, o número já havia recuado a 553. Em maio caiu 405″, informou o órgão.

 

R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri