Bloco Destaque

Helicóptero com presidente do Irã sofre acidente; chuva e vento dificultam buscas

O helicóptero que transportava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofreu um acidente aéreo neste domingo (19) devido a condições climáticas adversas, conforme informou a TV estatal iraniana.

A agência de notícias da República Islâmica (IRNA) afirmou que o helicóptero caiu entre as cidades de Varzaqan e Jolfa, na província do Azerbaijão Oriental. Veja no vídeo acima o momento em que a televisão iraniana reportou sobre o acidente.

A agência IRNA chegou a informar, por meio de suas redes sociais, que o local exato do acidente teria sido identificado, mas depois apagou a publicação. Ainda segundo a agência, o chefe do Crescente Vermelho (equivalente local à Cruz Vermelha) afirmou que a situação de busca está difícil devido ao clima na região e que o helicóptero ainda não foi encontrado.

O Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicações do Irã restringiu a área de busca a um raio de 2 km. Pelo menos 40 equipes de resgate fazem buscas na região.

O vice-presidente iraniano para assuntos executivos, Mohsen Mansouri, declarou que dois dos membros da comitiva presidencial conseguiram estabelecer contato com as equipes de resgate, sugerindo que o acidente não teria sido grave.

Um oficial iraniano afirmou à Reuters que “estão esperançosos, mas que as informações sobre o acidente são preocupantes”.

Já o líder supremo do Irã, Ali Khamenei aconselhou a população a não se alarmar ou preocupar, assegurando que “a gestão do Estado do Irã não será afetada” pelo acidente.

O chefe das forças armadas iranianas Mohammad Bagheri ordenou que todos os recursos militares e da guarda revolucionária fossem mobilizados para as operações de busca e resgate, conforme dibulgado pela TV estatal.

Segundo a agência IRNA, o gabinete do Irã convocou uma sessão emergencial neste domingo para gerenciar as consequências do acidente. A reunião, liderada pelo vice-presidente Mohammad Mokhber, visou mobilizar todas as capacidades governamentais para localizar o helicóptero de Raisi e sua comitiva.

  • Hossein Amirabdollahian, ministro das Relações Exteriores do Irã
  • Malek Rahmati, governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental
  • Hojjatoleslam Al Hashem, líder religioso

 

O ministro do Interior do Irã, Ahmad Vahidi, afirmou à TV estatal do país que as equipes de resgate podem “levar algum tempo” para chegarem ao helicóptero, devido às condições climáticas adversas na região.

A agência de notícias FARS pediu aos iranianos que orassem pelo presidente do país. A IRNA divulgou imagens das buscas pelo helicóptero (veja no vídeo abaixo) e confirmou que o vice-presidente do Irã e alguns membros do gabinete do governo estão a caminho de Tabriz, província do Azerbaijão Oriental.

Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, durante coletiva de imprensa em agosto de 2022 — Foto: Majid Asgaripour/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS

Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, durante coletiva de imprensa em agosto de 2022 — Foto: Majid Asgaripour/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS

Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, pediu orações para o presidente iraniano em publicação em sua conta oficial no X, antigo Twitter.

Entre eles, o Ministério das Relações Exteriores da Turquia informou que “tomou ações para ajudar nos resgates” e a Comissão Europeia ativou seu serviço de mapeamento por satélite para ajudar nos esforços de busca.

O presidente do Irã esteve no Azerbaijão na manhã de domingo para a inauguração de uma barragem junto ao presidente do país vizinho, Ilham Aliyev. Essa é a terceira barragem construída pelas duas nações no rio Aras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri