Bloco Principal 1Mundo

Governo brasileiro quer dados detalhados da apuração na Venezuela

O governo brasileiro afirmou nesta segunda-feira (29), em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, que “acompanha com atenção o processo de apuração” das eleições presidenciais na Venezuela e que aguarda a divulgação de informações mais detalhadas (veja a nota completa mais abaixo).

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano, órgão presido por um aliado do presidente do país vizinho, informou que Nicolás Maduro venceu e foi reeleito com 51,2% dos votos, contra 44% do opositor, Edmundo González. A oposição, no entanto, afirma que González venceu com 70%.

Na comunidade internacional, não houve consenso sobre a votação. Enquanto alguns países questionam o resultado divulgado pelo CNE, outros apoiam a vitória de Maduro (veja repercussão entre líderes mundiais).

Na nota do governo brasileiro, o Itamaraty “saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem na Venezuela”. Ao mesmo tempo, faz uma ressalva: vai aguardar a publicação do que chamou de “dados desagregados” pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela – “passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”. Esses dados incluem as informações que estão nas atas, como os dados por locais de votação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo