Governo atrasa divulgação de resultados finais do CNU

Os resultados finais do CNU (Concurso Nacional Unificado) serão divulgados ao longo desta sexta-feira (28), segundo o MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos). Inicialmente, eles seriam liberados às 10h, mas a Cesgranrio, banca responsável pelo concurso, precisará de tempo adicional para processar as listas finais.
De acordo com o ministério, o atraso decorre do tratamento dado aos candidatos que têm um processo judicial relacionado às listas de classificação. “Em decorrência do caráter liminar, os candidatos sub judice estão sendo tratados como extravaga e serão classificados em lista específica, refletindo a posição que ocupariam caso estivessem em situação regular”, afirma o MGI em nota.
O ministério diz que o tratamento desses candidatos requer cuidado pois, pelas características do CNU, cada vez que um inscrito entra em uma vaga, ele provoca uma reação em cadeia, alterando centenas de resultados e demandando um novo processamento de todas as listas de vagas imediatas e as de cadastro de reserva.
Estão sendo tomadas as providências para que nenhum candidato em julgamento ocupe o lugar de um classificado em situação regular.
Nas redes sociais, candidatos que aguardavam os resultados reclamam do novo atraso.
Divulgação das listas
Cada candidato só aparecerá como aprovado em um cargo, porém, é possível que a mesma pessoa apareça em diversas listas de espera dos cargos de sua maior preferência.
Os inscritos poderão acessar os resultados individuais na área do candidato. Nela, estará disponível o resultado para cada um dos cargos em que se inscreveu, além da seguintes informações:
– Nota na prova objetiva
– Nota na prova discursiva
– Nota na avaliação de títulos
– Resultado de bancas (PCD, Heteroidentificação, Indígena)
– Nota final ponderada em cada cargo
– Classificação em cada cargo: ampla concorrência (AC) e nas cotas (PCD, Pessoa Negra – PN ou Pessoa Indígena – PI)
– Situação no cargo: aprovado em vagas imediatas (AC, PCD, PN ou PI); aprovado em lista de espera/cadastro reserva (AC, PCD, PN ou PI); convocado para curso de formação (para nove cargos dos blocos 1 a 7); eliminado (segundo os respectivos itens do edital)
Também na área do candidato serão divulgadas 173 listas com a classificação final dos blocos 1 a 8 (vagas imediatas e vagas em lista de espera), por cargo.
Nas listas não serão publicados os nomes e CPFs dos candidatos, mas será liberada uma tabela com os dados de inscrição e resultados individuais agrupados do cargo.
Serão divulgadas também 21 tabelas com a listagem final de convocados em cargos dos blocos 1 a 7 para matrícula em cursos de formação.
Os cargos que exigem a matrícula nos cursos de formação são os seguintes:
CARGO – CIDADE – INSTITUIÇÃO – DURAÇÃO – MODALIDADE
Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) – Brasília/DF – MGI/Enap – 580 horas – Presencial
Analista de Comércio Exterior (ACE) – Brasília/DF – MGI/Enap – 380 horas – Presencial
Analista em Tecnologia da Informação (ATI) – Brasília/DF – MGI/Enap – 440 horas – Presencial
Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS) – Brasília/DF – MGI/Enap – 440 horas – Presencial
Analista de Infraestrutura (AIE) – Brasília/DF – MGI/Enap – 440 horas – Presencial
Auditor fiscal do trabalho (AFT) – Brasília/DF – MTE Cebraspe – 208 horas – Híbrido
Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia (Aneel) – Brasília/DF – Aneel/Cebraspe – 140 horas – Presencial
Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários (Antaq) – Brasília/DF – Antaq/ Cebraspe – 140 horas – Presencial
Especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS) – Rio de Janeiro/RJ – ANS Cebraspe – 140 horas – Presencial
A Cesgranrio, organizadora da seleção, também enviará mensagens de email e WhatsApp aos convocados para matrículas nos cursos de formação.
Diário Oficial
No Diário Oficial da União serão divulgados 15 editais com todas as informações que constarão no resultado individual final, incluindo os nomes dos candidatos. O texto será corrido.
Os 15 editais corresponderão a:
– 7 editais com a classificação final, por cargo (vagas imediatas e vagas em lista de espera), dos blocos 1 a 7
– 1 edital de retificação da classificação final por cargo (vagas imediatas e em lista de espera), do Bloco 8
– 7 editais de convocação final para matrícula em cursos de formação de cargos dos blocos 1 a 7
Nova edição
O edital da próxima edição do CNU deve ser divulgado até o final deste trimestre. Há expectativa de que as provas sejam aplicadas em agosto.
Ainda não é possível saber quais serão as vagas ofertadas, mas Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação, afirma que duas novas carreiras serão incluídas na seleção: uma para a área de Defesa, Justiça e Segurança e outra para a área de Desenvolvimento Socioeconômico. Os novos cargos serão destinados ao nível superior.
Portal Correio