Bloco Principal 4

Funjope abre inscrições para Salão Municipal de Artes Plásticas

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) anuncia que estão abertas, no período de 12 de abril a 27 de maio, as inscrições para o XVIII Salão Municipal de Artes Plásticas (Samap) – Prêmio Rose Catão. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela plataforma JP Cultura no endereço eletrônico https://jpcultura.joaopessoa.pb.gov.br/. O valor total do edital é de R$ 65 mil.

“É com grande alegria que tornamos público o edital do Salão Municipal de Artes Plásticas. Este ano, nós estaremos homenageando a artista Rose Catão, que tem uma colaboração histórica muito importante para as nossas artes plásticas”, declara o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressalta que esse edital é revestido de todo um simbolismo porque é o segundo realizado no governo Cícero Lucena e na gestão atual da Funjope. “O edital é todo permeado pela ideia de acessibilidade, de inclusão de todas as categorias, da diversidade das nossas artes com cotas para artistas pretos e pretas, PCD, LGBTQIAPN+. É um edital construído junto com o Fórum de Artes Visuais de João Pessoa, de modo que é especial para a Funjope. Esperamos que a comunidade de artistas visuais se engaje e abrace esse projeto para que tenhamos um belíssimo Samap”, acrescenta o diretor.

O Samap tem o objetivo de incentivar a produção e difusão das artes visuais, proporcionando a pesquisa e a busca de novos conceitos através da valorização e do fortalecimento da diversidade presente nas artes contemporâneas, além de promover a democratização e o acesso à cultura. Nesta edição, serão selecionadas 15 propostas de artistas visuais brasileiros ou de pessoas radicadas no Brasil há, no mínimo, dois anos. Destas, pelo menos nove serão de artistas paraibanos.

Os proponentes poderão inscrever uma proposta individual ou coletiva, que trabalhe nas diversas linguagens artísticas, a exemplo da pintura, desenho, escultura, fotografia, gravura, objeto, arte e tecnologia, performance, happening, vídeo, instalação, arte urbana, entre outras.   As vagas serão distribuídas da seguinte forma: quatro destinadas a artistas negros e negras; uma vaga para pessoa com deficiência (PCD); duas para comunidades tradicionais – indígenas e povos de terreiro; duas vagas para artistas LGBTQIAPN+; seis vagas destinadas à ampla concorrência.

Para verificar a documentação e demais detalhes, basta acessar o edital no link. A comunicação dos candidatos e artistas com a Funjope será pelo e-mail oficial do Samap – samap.funjopejp@gmail.com.

Homenagem – Este ano, o edital homenageia Rose Mary Catão, de nome artístico Rose Catão, artista plástica paraibana, natural de Campina Grande, mas residente na cidade de João Pessoa desde 1960. Ela é graduada em artes plásticas com especialização em cultura afro-brasileira e mestrado em biblioteconomia, todos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Rose Catão possui vários cursos no campo das artes visuais e vem expondo seus trabalhos em desenho, pintura e gravura a partir do ano de 1980. Profere palestras e ministra cursos de xilogravura em escolas e universidades. Ilustra livros e revistas. Recebeu premiação (1º lugar) no Festival Nacional de Arte (Fenart) em sua VII edição.

Realizou sete exposições individuais e já participou de aproximadamente 100 exposições coletivas em João Pessoa e outras cidades brasileiras, com destaque para a International Small Engraving – Florean Musean (2006/2009).

A artista expõe e tem trabalhos no Florean Museum – România, no Museu de Arte Contemporânea Olho Latino – São Paulo, na Fundação Espaço Cultural – PB e na Galeria de Arte Gamela – em João Pessoa.

PARAÍBA.COM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri