Bloco Destaque

Frio avança pelo Sul e pode provocar geada nesta terça; Sudeste terá chuva e temperaturas baixas

Uma massa de ar polar deve manter o frio mais intenso no Sul nesta terça-feira (16). Há previsão de temperaturas baixas desde as primeiras horas do dia e chance de geada em várias áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

A queda nos termômetros deve ser mais sentida nas regiões de serra, na Campanha Gaúcha, no sul gaúcho, no interior catarinense e nos pontos mais altos do Paraná.

Em algumas cidades, a temperatura pode ficar perto de 0°C ou até abaixo disso ao amanhecer.

No Rio Grande do Sul, a terça deve ter tempo firme na maior parte do estado, mas o amanhecer será o período mais frio do dia.

A geada pode aparecer em áreas da Campanha, da Serra, do Planalto, dos vales e da região central. Em Porto Alegre (RS), a previsão é de sol e tempo seco, mas com temperatura baixa: a máxima deve ficar em torno de 16°C.

A capital gaúcha também pode registrar uma das manhãs mais frias do ano, já que a massa de ar frio atua com força sobre o estado.

Em Santa Catarina, o frio será sentido principalmente no Planalto Sul, na Serra e em áreas do interior.

No Paraná, a maior parte do estado deve ter sol entre nuvens, mas o frio também aparece de manhã, sobretudo no sul e em áreas mais altas.

Em Curitiba (PR), há chance de garoa na madrugada, muitas nuvens ao longo do dia e máxima perto de 18°C.

No Sudeste, a terça-feira terá um tempo mais fechado em vários pontos. A frente fria já estará mais afastada no oceano, mas a umidade ainda mantém muitas nuvens e chuva em parte da região.

O risco maior de pancadas mais fortes fica no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em áreas de Minas Gerais, principalmente na Zona da Mata, no leste e no nordeste mineiro. Também pode chover no litoral de São Paulo e em áreas do leste paulista.

A chuva, a nebulosidade e o ar mais frio deixam as temperaturas amenas, principalmente em São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e em parte do Rio de Janeiro.

Em São Paulo (SP), a terça deve ser de céu nublado, garoa ou chuva fraca em alguns momentos e máxima perto de 19°C.

No Rio de Janeiro (RJ), a chuva pode ocorrer desde cedo e há possibilidade de pancadas mais fortes ao longo do dia, com máxima em torno de 23°C.

Em Belo Horizonte (MG), a previsão é de chuva rápida, de fraca a moderada, em diferentes momentos do dia, com temperatura máxima perto de 19°C.

Em Vitória (ES), a chuva também deve aparecer por causa da umidade que chega do oceano e das áreas de chuva que seguem sobre o leste do país.

Previsão de temperatura mínima nesta terça (16) em todo o Brasil. — Foto: CPTEC/Inpe

Previsão de temperatura mínima nesta terça (16) em todo o Brasil. — Foto: CPTEC/Inpe

No Centro-Oeste, a terça terá tempo mais firme em grande parte da região, mas ainda há possibilidade de chuva isolada em Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e em pontos de Mato Grosso do Sul.

Em Campo Grande (MS), o dia deve ter sol entre muitas nuvens, períodos de céu mais fechado e máxima perto de 22°C.

Em Cuiabá (MT), o calor volta a aparecer mais, com máxima perto de 29°C e chance de chuva fraca e isolada entre o fim da manhã e a tarde.

No sul de Mato Grosso do Sul, as mínimas podem ficar perto de 9°C, reflexo do ar frio que avança mais pelo Centro-Sul. Já no norte de Mato Grosso, as máximas podem subir mais e chegar perto de 37°C na quarta-feira, segundo a previsão do Inmet.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo