Bloco Principal 1

EUA e França começam a retirar seus cidadãos do Sudão

 

Os militares dos EUA evacuaram funcionários do governo americano de Cartum, disse o presidente Joe Biden no sábado, acrescentando que Washington está suspendendo as operações em sua embaixada lá enquanto os combates entre os comandantes rivais do Sudão continuam.

“Esta trágica violência no Sudão já custou a vida de centenas de civis inocentes”, disse o presidente americano.

O Ministério das Relações Exteriores da França também emitiu comunicado afirmando que estava evacuando seus diplomatas e cidadão da capital Cartum.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse em comunicado que “todo o pessoal dos EUA e seus dependentes” foram evacuados com segurança e que os EUA continuarão a ajudar os americanos no Sudão a planejar sua própria segurança.

Todo o pessoal do governo dos EUA e um pequeno número de pessoal diplomático de outros países foram evacuados na operação, que removeu perto de 100 pessoas, disseram autoridades dos EUA.

Pouco mais de 100 forças de operações especiais dos EUA estiveram envolvidas na evacuação, entrando e saindo do Sudão sem serem alvejados pelas facções em guerra no terreno, disseram oficiais militares dos EUA.

O grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF) do Sudão anunciou neste domingo (noite de sábado, 22, no Brasil) que está ajudando as tropas americanas a evacuar a embaixada de Washington na capital Cartum, envolta em violência.

A RSF também asseguraram “sua plena cooperação com todas as missões diplomáticas para fornecer todos os meios de proteção necessários” para remover seu pessoal.

A primeira grande operação de remoção de civis desde o início dos combates no Sudão foi anunciada neste sábado pela Arábia Saudita, que repatriou 91 nacionais e 66 pessoas de outros países.

Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão deslocaram tropas para países vizinhos, e a União Europeia contempla fazer o mesmo para evacuar seus diplomatas e nacionais no Sudão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo